Título: Caracterização química do perfil de Latossolo Vermelho Distrófico submetido a doses de gesso agrícola em colunas de lixiviação
Autoria de: Mateus Bilisario de Assis
Orientação de: Guilherme Lopes
Coorientação de: Raúl Magalhães Ferraz
Presidente da banca: Guilherme Lopes
Primeiro membro da banca: Josimar Henrique de Lima Lessa
Segundo membro da banca: Raul Magalhães Ferraz
Palavras-chaves: Gesso agrícola, lixiviação, fertilidade do solo, condutividade elétrica, condicionador de solo
Data da defesa: 22/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 05/12/2019
Data da publicação: 05/12/2019
Referência: Assis, M. B. d. Caracterização química do perfil de Latossolo Vermelho Distrófico submetido a doses de gesso agrícola em colunas de lixiviação. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A forte agricultura brasileira aumentou sua área de exploração especialmente em Latossolos, apesar deste apresentar algumas limitações, como a toxicidade do alumínio, baixa fertilidade e períodos de seca prolongados. Neste contexto, boas práticas de manejo do solo para mitigar tais limitações são necessárias. Como essas limitações vão além da camada arável do solo, a aplicação de gesso agrícola torna-se uma alternativa eficiente para uma melhoria na fertilidade ao longo do perfil do solo para aprofundar o sistema radicular, a fim de aumentar a absorção de nutrientes e água nas camadas mais profundas. Entretanto, altas doses de gesso podem causar desequilíbrio entre Ca2, Mg2 e K. O objetivo deste trabalho foi caracterizar quimicamente o perfil de um Latossolo submetido a diferentes doses de gesso após sucessivas lixiviações. O solo foi coletado até 1 m de profundidade (em 5 camadas estratificadas), corrigido na camada arável e colocado em colunas de lixiviação distribuídas em delineamento inteiramente casualizado (DIC). Esse estudo contou com 6 doses de gesso aplicadas na superfície das colunas e 5 profundidades diferentes de coleta dos solos após sucessivas lixiviações, com 3 repetições. Após decorridos 516 dias da aplicação do gesso e a adição de um total de 1624 mm de água, 108 amostras de solo foram coletadas para caracterização química por meio de análise de fertilidade do solo, bem como a condutividade elétrica (CE). Os valores de Ca2 e pH tenderam a aumentar com a elevação das doses de gesso na camada superficial e na camada 0,4 m. Os valores de Mg2, K, T, t e V aumentaram e os de Al3 diminuíram até a camada 0,4 m com o aumento das doses de gesso. A adição de fósforo (P) na camada de arável e de SO42- até a camada 0,6 m, com o aumento das doses de gesso, foi relevante. Houve acréscimo da CE até 0,4 m o que evidencia a translocação vertical de íons com o uso de maiores doses de gesso.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44668
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mateus Bilisario de Assis e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo