Título: Como gerar valor e identidade na marca de produtos lácteos
Título alternativo: How to generate value and identity in the brand of dairy products
Autoria de: Ludmilla Neves Franco Freire
Orientação de: Vinicius de Souza Cantarelli
Presidente da banca: Vinícius de Souza Cantarelli
Primeiro membro da banca: Tathyane Ramalho Santos Gionbelli
Segundo membro da banca: Roberto Maciel de Oliveira
Palavras-chaves: Branding, Lácteos, Consumidor, Marketing, Propósito
Data da defesa: 23/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 07/07/2025
Data da publicação: 07/07/2025
Referência: Freire, L. N. F. Como gerar valor e identidade na marca de produtos lácteos. 2025. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: No mercado de produtos alimentícios de origem animal, a geração de valor e identidade tem se tornado um fator estratégico e essencial, especialmente diante da competitividade e de consumidores que valorizam a procedência, o bem estar animal, o valor nutricional, a autenticidade, a sustentabilidade e a conexão com a marca. As embalagens, nesse contexto, são consideradas um fator determinante na diferenciação de uma marca no mercado, pois são capazes de gerar contato direto entre o produto e o consumidor. Em vista disso, é notório que empresas que se comunicam com transparência sua origem, propósito e autenticidade na sua identidade visual apresentam uma maior procura e aceitação pelo mercado, principalmente quando se trata de produtos premium. Em contrapartida, a falta de diferenciação, ou seja, a padronização estética nas identidades visuais e nas estratégias de posicionamento de marca entre diferentes empresas pode comprometer a fidelização dos consumidores e, consequentemente, a visibilidade da marca no setor. Esta pesquisa objetivou analisar estratégias ideais a serem aplicadas no processo de criação de valor e construção da identidade de marca no setor de produtos lácteos, buscando explorar e compreender detalhes no setor do agronegócio com relação ao marketing. Buscou-se também entender as dificuldades enfrentadas por pequenas e médias agroindústrias ao implementar estratégias de branding e rebranding eficientes devido a limitação de recursos e ausência de alinhamento entre departamentos. A análise foi baseada em dez documentos acadêmicos, entre artigos científicos, dissertações e trabalhos de conclusão de curso no contexto dos laticínios obtidos via Google acadêmico, e sete sites renomados com matérias específicas que abordam temas como identidade visual, trade dress, percepção de valor, marketing, branding e conformidade legal. Os resultados comprovaram que marcas fortes no setor de produtos lácteos são aquelas que combinam práticas produtivas coerentes com uma comunicação clara e uma identidade visual autêntica. Estratégias bem alinhadas de branding, associadas ao design inteligente de embalagens e ao fortalecimento de valores como tradição, regionalidade e confiança, demonstram ser fundamentais para o fortalecimento da marca e sua consolidação no mercado. Dessa forma, conclui-se que a integração entre marketing, propósito e autenticidade é fundamental para gerar valor percebido e identidade de marcas de produtos lácteos de forma sólida e sustentável a longo prazo.
Abstract: In the animal-based food products market, generating value and identity has become a strategic and essential factor, especially in the face of competitiveness and consumers who value origin, animal welfare, nutritional value, authenticity, sustainability and brand connection. In this context, packaging is considered a determining factor in differentiating a brand in the market, as it is capable of generating direct contact between the product and the consumer. In view of this, it is clear that companies that communicate their origin, purpose and authenticity transparently in their visual identity are more sought after and accepted by the market, especially when it comes to premium products. On the other hand, the lack of differentiation, that is, the aesthetic standardization in visual identities and brand positioning strategies among different companies, can compromise consumer loyalty and, consequently, the brands visibility in the sector. This research aimed to analyze ideal strategies to be applied in the process of creating value and building brand identity in the dairy products sector, seeking to explore and understand details in the agribusiness sector in relation to marketing. The study also sought to understand the difficulties faced by small and medium-sized agribusinesses when implementing efficient branding and rebranding strategies due to limited resources and lack of alignment between departments. The analysis was based on ten academic documents, including scientific articles, dissertations and final papers in the dairy context obtained via Google Scholar, and seven renowned websites with specific articles that address topics such as visual identity, trade dress, value perception, marketing, branding and legal compliance. The results proved that strong brands in the dairy sector are those that combine coherent production practices with clear communication and an authentic visual identity. Well-aligned branding strategies, associated with intelligent packaging design and the strengthening of values such as tradition, regionality and trust, prove to be fundamental for strengthening the brand and its consolidation in the market. Thus, it is concluded that the integration between marketing, purpose and authenticity is essential to generate perceived value and identity of dairy product brands in a solid and sustainable way in the long term.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ludmilla Neves Franco Freire e Universidade Federal de Lavras
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