SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Zootecnia

Título: N-CARBAMILGLUTAMATO (NCG) PARA LEITÕES EM FASE DE CRECHE

Autoria de: João Vítor Lopes Bernardes

Orientação de: Marvio Lobao Teixeira de Abreu

Coorientação de: Fábio Loures Cruz

Presidente da banca: Márvio Lobão Teixeira de Abreu

Primeiro membro da banca: Fábio Loures Cruz

Segundo membro da banca: Pedro Henrique Inácio Gomes

Palavras-chaves: Desmame, aminoácido, alternativa nutricional, arginina, N-carbamilglutamato

Data da defesa: 25/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 09/07/2025

Data da publicação: 09/07/2025

Referência: Bernardes, J. V. L. N-CARBAMILGLUTAMATO (NCG) PARA LEITÕES EM FASE DE CRECHE. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O pós-desmame representa um momento crítico para os suínos, caracterizado por intensas mudanças fisiológicas e ambientais que afetam negativamente o desempenho e a saúde dos leitões. Nesse período, é comum a ocorrência de diarreia, redução do consumo de ração e comprometimento do crescimento, exigindo estratégias nutricionais eficazes para minimizar esses impactos. O N-carbamilglutamato (NCG) surge como uma alternativa promissora, atuando como precursor da arginina, aminoácido importante em diversas rotas metabólicas. O NCG apresenta vantagens em relação à suplementação direta de arginina, como maior estabilidade, menor degradação pela arginase e menor custo. Dessa forma, o NCG pode contribuir para a melhoria do estado nutricional dos leitões em fase de creche. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da inclusão de 0,1 de NCG na dieta sobre o desempenho zootécnico e o escore fecal de leitões em fase de creche. O experimento foi conduzido na Creche Experimental do Setor de Suinocultura da Universidade Federal de Lavras, utilizando-se um delineamento em blocos casualizados com dois tratamentos controle (dieta basal sem suplementação com NCG) e NCG (dieta basal com adição de 0,1 de NCG). Cada tratamento foi composto por 12 repetições, com dois animais por repetição, totalizando 48 leitões da linhagem TN70 desmamados aos 26 dias de idade. Os animais foram alojados com pesos semelhantes e o período experimental foi dividido em fase pré-inicial 1 (26 a 38 dias), pré-inicial 2 (39 a 49 dias) e inicial (50 a 65 dias), de modo que os animais receberam dietas específicas para cada fase. Foram mensurados o ganho de peso, o ganho de peso diário, a conversão alimentar e o consumo de ração. O escore fecal foi realizado através de três categorias fezes secas, normais e moles, em que as fezes moles foram consideradas como diarreia. A suplementação com NCG promoveu maior consumo total e diário de ração entre 26 e 49 dias, além disso os animais suplementados com NCG apresentaram pior conversão alimentar na fase pré-inicial 1 (26 a 38 dias). Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos ou para o escore fecal. O N-carbamilglutamato não melhorou o desempenho dos leitões, mas contribuiu para a redução da mortalidade, indicando potencial benefício em sua utilização na fase de creche.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / zootecnia/index.php?dados=20251201910115

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: João Vítor Lopes Bernardes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo