Título: ESTUDO DE CASO UMA METODOLOGIA DE ENSINO Revisão bibliográfica na base Periódicos CAPES (2014 - 2024)
Título alternativo: CASE STUDY OF A TEACHING METHODOLOGY Bibliographic review in the CAPES Periodicals database (2014 - 2024)
Autoria de: Thalia Dourado de Souza
Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira
Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Segundo membro da banca: Lilian Patricia Lima
Palavras-chaves: Educação Básica, Metodologia de Ensino, Ensino de Química, Revisão Bibliográfica, Estudo de Caso.
Data da defesa: 23/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 30/06/2025
Data da publicação: 30/06/2025
Referência: Souza, T. D. d. ESTUDO DE CASO UMA METODOLOGIA DE ENSINO Revisão bibliográfica na base Periódicos CAPES (2014 - 2024). 2025. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Esta monografia apresenta uma revisão bibliográfica sobre a metodologia de Estudo de Caso (EC) no ensino de Química, com base em artigos publicados entre 2014 e 2024 na base de periódicos CAPES. O objetivo central foi mapear as características bibliométricas e educacionais dessas publicações, incluindo ano de publicação, periódicos, distribuição geográfica, presença de narrativa, níveis de ensino, conteúdos disciplinares, justificativas do uso da metodologia e objetivos de pesquisa. Os resultados revelaram uma concentração de publicações em 2017, com predominância de estudos no ensino técnico (55,5), seguido pelo ensino médio (33,3) e superior (11,1). A maioria dos artigos desenvolveu casos originais (88,9), destacando-se a Química Orgânica como o tema mais frequente. As justificativas para o uso do EC incluíram contextualização de conceitos, desenvolvimento de habilidades cognitivas e integração entre teoria e prática. No entanto, a produção científica mostrou-se desigual geograficamente, com maior representatividade nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. A análise evidenciou que o EC é uma metodologia promissora para superar desafios do ensino tradicional de Química, como a abstração de conceitos e o desinteresse dos alunos. Contudo, a escassez de pesquisas em regiões como Norte e Centro-Oeste, além da necessidade de maior rigor metodológico na escrita de alguns artigos, aponta para lacunas a serem exploradas em futuros estudos. A monografia conclui destacando a importância do EC para a construção de conhecimentos de estudantes, reforçando sua relevância na formação de estudantes críticos e preparados para aplicações práticas do conhecimento científico.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thalia Dourado de Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo