SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: ESTUDO DE CASO UMA METODOLOGIA DE ENSINO Revisão bibliográfica na base Periódicos CAPES (2014 - 2024)

Título alternativo: CASE STUDY OF A TEACHING METHODOLOGY Bibliographic review in the CAPES Periodicals database (2014 - 2024)

Autoria de: Thalia Dourado de Souza

Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira

Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira

Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Segundo membro da banca: Lilian Patricia Lima

Palavras-chaves: Educação Básica, Metodologia de Ensino, Ensino de Química, Revisão Bibliográfica, Estudo de Caso.

Data da defesa: 23/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 30/06/2025

Data da publicação: 30/06/2025

Referência: Souza, T. D. d. ESTUDO DE CASO UMA METODOLOGIA DE ENSINO Revisão bibliográfica na base Periódicos CAPES (2014 - 2024). 2025. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Esta monografia apresenta uma revisão bibliográfica sobre a metodologia de Estudo de Caso (EC) no ensino de Química, com base em artigos publicados entre 2014 e 2024 na base de periódicos CAPES. O objetivo central foi mapear as características bibliométricas e educacionais dessas publicações, incluindo ano de publicação, periódicos, distribuição geográfica, presença de narrativa, níveis de ensino, conteúdos disciplinares, justificativas do uso da metodologia e objetivos de pesquisa. Os resultados revelaram uma concentração de publicações em 2017, com predominância de estudos no ensino técnico (55,5), seguido pelo ensino médio (33,3) e superior (11,1). A maioria dos artigos desenvolveu casos originais (88,9), destacando-se a Química Orgânica como o tema mais frequente. As justificativas para o uso do EC incluíram contextualização de conceitos, desenvolvimento de habilidades cognitivas e integração entre teoria e prática. No entanto, a produção científica mostrou-se desigual geograficamente, com maior representatividade nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. A análise evidenciou que o EC é uma metodologia promissora para superar desafios do ensino tradicional de Química, como a abstração de conceitos e o desinteresse dos alunos. Contudo, a escassez de pesquisas em regiões como Norte e Centro-Oeste, além da necessidade de maior rigor metodológico na escrita de alguns artigos, aponta para lacunas a serem exploradas em futuros estudos. A monografia conclui destacando a importância do EC para a construção de conhecimentos de estudantes, reforçando sua relevância na formação de estudantes críticos e preparados para aplicações práticas do conhecimento científico.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20251202011148

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thalia Dourado de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo