SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: EVASÃO E INGRESSO NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UFLA ANÁLISE DE DADOS INSTITUCIONAIS (2019-2024) E DAS PERCEPÇÕES DOS CALOUROS

Autoria de: Eduardo France Benedito

Orientação de: Rita de Cassia Suart

Presidente da banca: Rita de Cássia Suart

Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Segundo membro da banca: José Bento Suart Júnior

Palavras-chaves: Evasão, Ensino de Química, Licenciatura, Ensino Superior, COVID-19

Data da defesa: 19/05/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 13/06/2025

Data da publicação: 13/06/2025

Referência: Benedito, E. F. EVASÃO E INGRESSO NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UFLA ANÁLISE DE DADOS INSTITUCIONAIS (2019-2024) E DAS PERCEPÇÕES DOS CALOUROS. 2025. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Esta pesquisa investiga os fatores que influenciam a evasão e a redução no número de ingressantes nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no contexto pós-pandemia de COVID-19. Com abordagem qualitativa, a análise baseou-se em dados institucionais sobre ingresso e evasão no período de 2019 a 2024, além das respostas a um questionário de perfil aplicado aos calouros de 20241. A partir da análise documental e de conteúdo, observou-se uma queda significativa no número de ingressantes, especialmente na Licenciatura, e taxas de evasão historicamente mais elevadas nesse curso em comparação ao Bacharelado. Entre os fatores associados à evasão destacam-se a desvalorização da carreira docente, dificuldades de adaptação ao ensino superior e as fragilidades na formação básica, intensificadas pelo ensino remoto emergencial. As percepções dos ingressantes revelaram impactos da pandemia em sua trajetória escolar, com vivências prolongadas de ensino remoto e primeiros contatos com a Química marcados por limitações estruturais. Os resultados reforçam a necessidade de políticas públicas que promovam a valorização do magistério e o fortalecimento da permanência estudantil no ensino superior público.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20251202010926

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Eduardo France Benedito e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo