SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO PORTFÓLIO NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO UMA ANÁLISE DE SEU IMPACTO NO APRIMORAMENTO DE HABILIDADES E NA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA

Autoria de: Graziele Inacio Ribeiro

Orientação de: Rita de Cassia Suart

Presidente da banca: Rita de Cassia Suart

Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo

Segundo membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Palavras-chaves: Reflexão, docente, estágio, supervisionado, prática.

Data da defesa: 01/07/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 04/07/2025

Data da publicação: 04/07/2025

Referência: Ribeiro, G. I. AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO PORTFÓLIO NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO UMA ANÁLISE DE SEU IMPACTO NO APRIMORAMENTO DE HABILIDADES E NA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA. 2025. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O portfólio se apresenta como uma ferramenta essencial na formação docente, possibilitando que professores em formação reflitam sobre suas práticas pedagógicas, identifiquem desafios e aprimorem estratégias educacionais. Sendo o objetivo principal deste trabalho é investigar qual a influência do uso do portfólio no desenvolvimento da prática pedagógica de professores em formação inicial em química e identificar como essa ferramenta tem auxiliado no aprimoramento de suas habilidades docentes e na reflexão sobre sua prática.Com metodologia qualitativa baseada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), foi possível categorizar dados que evidenciam a contribuição significativa do portfólio para a autoavaliação e aperfeiçoamento da prática pedagógica. Além disso, a observação da prática do professor supervisor que se mostrou relevante na construção do conhecimento profissional dos futuros educadores. A análise dos portfólios evidencia a relevância da reflexão na formação inicial de professores, permitindo identificar padrões e desafios no desenvolvimento docente. A prática reflexiva e a observação do professor supervisor se mostram fundamentais para aprimorar estratégias pedagógicas e promover um ensino mais dinâmico. Esses elementos contribuem significativamente para a construção do conhecimento profissional. Conclui-se que o portfólio fortalece a formação reflexiva e crítica, auxiliando na melhoria dos currículos e metodologias institucionais, tornando-se um recurso essencial para a qualidade da educação.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20251201921017

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Graziele Inacio Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo