Título: Processo de Avaliação na Formação de Estudantes na Química Um Levantamento Bibliográfico do Tema na Atualidade e Seu Impacto no Processo de Aprendizagem.
Autoria de: Luan Paulino da Silva
Orientação de: Felipe Haenel Gomes
Presidente da banca: Felipe Haenel Gomes
Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva
Segundo membro da banca: Luciana Lopes Silva Pereira
Palavras-chaves: avaliação, práticas, formação, química, aprendizagem
Data da defesa: 30/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 07/07/2025
Data da publicação: 07/07/2025
Referência: Silva, L. P. d. Processo de Avaliação na Formação de Estudantes na Química Um Levantamento Bibliográfico do Tema na Atualidade e Seu Impacto no Processo de Aprendizagem.. 2025. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A avaliação acadêmica exerce um papel fundamental na formação de profissionais em Química, impactando diretamente os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho analisou como o tema da avaliação tem sido abordado em cursos de Química, por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estado da arte. Foram examinados trabalhos acadêmicos publicados entre 2019 e 2024 nas bases SciELO e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com foco em estudos que discutem práticas avaliativas no contexto da formação inicial em Química. Os resultados indicaram uma concentração de produções voltadas à licenciatura, com ênfase em métodos avaliativos tradicionais, embora algumas iniciativas apontem para abordagens mais formativas e dialógicas. Identificou-se também uma escassez de investigações voltadas ao bacharelado e à avaliação na perspectiva dos estudantes. Conclui-se que, embora o debate sobre avaliação em Química esteja presente, ainda há lacunas a serem exploradas, especialmente quanto à integração en
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luan Paulino da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo