Título: Design de novos compostos que atuam contra ectoparasitos com base em modelagem molecular e indicadores de viabilidade técnica e econômica
Autoria de: Vinicius Silva Artico
Orientação de: Teodorico de Castro Ramalho
Coorientação de: Daiana Teixeira Mancini
Presidente da banca: Teodorico de Castro Ramalho
Primeiro membro da banca: Daiana Teixeira Mancini
Segundo membro da banca: Thais Aparecida Sales
Terceiro membro da banca: Leonardo Ferreira
Palavras-chaves: Rhpicephalus microplus, modelagemmolecular, acetilcolinesterase, ancoramentomolecular, EVTE
Data da defesa: 27/11/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 04/12/2025
Data da publicação: 04/12/2025
Referência: Artico, V. S. Design de novos compostos que atuam contra ectoparasitos com base em modelagem molecular e indicadores de viabilidade técnica e econômica . 2025. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O carrapato Rhipicephalus microplus (R. microplus) representa um dos maiores desafios sanitários e econômicos para a pecuária brasileira, um problema agravado pelo desenvolvimento de resistência aos acaricidas convencionais. O controle dessas infestações é um desafio de grande importância na Medicina veterinária, uma vez que esses animais são responsáveis pela transmissão de agentes patogênicos para seus hospedeiros (o boi) e à população humana. Diante deste cenário, o presente trabalho propõe e valida uma metodologia integrada que combina química computacional e análise econômica para a prospecção de novos ectoparasiticidas. O objetivo principal foi buscar e selecionar novos compostos bioativos contra o R. microplus e, subsequentemente, avaliar a viabilidade técnica e econômica (EVTE) do candidato mais promissor. A metodologia empregou uma abordagem in silico, iniciando com a seleção do alvo molecular, a enzima Acetilcolinesterase (AChE). Em seguida, uma triagem virtual baseada em ligantes (LBVS), utilizando o Clorpirifós como molde, rastreou mais de 57 milhões de moléculas. Este conjunto foi submetido a rigorosos filtros farmacocinéticos (Lipinski e Tice) e de toxicidade (PAINS e Brenk), resultando em 36 compostos candidatos. Estes foram ranqueados por ancoramento molecular (docking), que identificou a Molécula 106 (6-Hydroxy-2,2-bipyrimidine-4-carboxylic acid) como o hit de maior potencial, apresentando uma energia de afinidade de -6.5 kcalmol, um valor biologicamente relevante e comparável a outros inibidores ativos. A principal inovação do estudo foi a aplicação de um EVTE ao candidato hit. A análise, baseada em premissas de investimento e uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 15, demonstrou forte atratividade comercial, com um Valor Presente Líquido (VPL) positivo de R 2,1 milhões, uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 26 e um tempo de payback de 2 anos e 8 meses. Conclui-se que, embora os resultados sejam preditivos, a metodologia integrada de prospecção computacional aliada à análise de viabilidade econômica provou ser uma ferramenta ágil e eficaz para otimizar a descoberta de novos ectoparasitas, focando recursos em moléculas que demonstram nãiológica, mas também viabilidade de mercado.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G021 - QUÍMICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vinicius Silva Artico e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo