SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O CASO DE ENSINO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE EXPERIÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autoria de: Gracielly Cristina Sebastiana Afonso

Orientação de: Braian Garrito Veloso

Presidente da banca: Braian Garrito Veloso

Primeiro membro da banca: Cláudia Maria de Sousa Freire

Segundo membro da banca: Rafaela da Silva Costa

Palavras-chaves: Formação docente, Estágio supervisionado, Caso de ensino, Raciocínio pedagógico, Saberes da docência.

Data da defesa: 06/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 13/11/2025

Data da publicação: 13/11/2025

Referência: Afonso, G. C. S. O CASO DE ENSINO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE EXPERIÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. 2025. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do caso de ensino como instrumento de formação docente, a partir de uma experiência vivida durante o estágio curricular supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, baseado em revisão bibliográficas narrativa e relato de experiência. A pesquisa está fundamentada em autores que discutem a profissionalização do magistério, os saberes docentes, a base de conhecimento para o ensino, a prática reflexiva e o desenvolvimento do raciocínio pedagógico. Retomando a experiência de elaboração e análise de um caso real vivenciado em sala de aula durante o estágio, buscou-se compreender como esse instrumento formativo contribui para a articulação entre teoria e prática, ampliando a capacidade de reflexão crítica sobre a própria atuação docente. Os resultados indicam que o caso de ensino, quando utilizado como recurso formativo, favorece o exercício do julgamento pedagógico e fortalece o processo de aprendizagem profissional, especialmente quando integrado ao contexto do estágio supervisionado.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20252202120902

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gracielly Cristina Sebastiana Afonso e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo