SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE

Autoria de: Isadora Cristina Silva Padua

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Steffany Cristina Costa Oliveira Ribeiro

Segundo membro da banca: Samara Maria Fernandes

Palavras-chaves: Aprendizagem Lúdica, Aprendizagem Significativa, Educação Matemática, Ensino Fundamental, Jogos e Brincadeiras

Data da defesa: 27/10/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 20/11/2025

Data da publicação: 20/11/2025

Referência: Padua, I. C. S. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE. 2025. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O presente trabalho visa analisar de que forma o lúdico e os materiais manipuláveis, sendo ambos utilizados de maneira intencional, podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Procura-se ainda, enxergar de que maneira os recursos citados podem auxiliar no alinhamento entre rotina diária dos alunos e à sala de aula, colaborando para o desenvolvimento do ensino crítico, vivo e dinâmico. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise reflexiva da prática docente, especialmente por meio da elaboração de uma proposta pedagógica denominada ????????????????????????????????????????????????????????????????o tesouro perdido de Jujuba e Luca????????????????????????????????????????????????????????????????. Foram definidos como objetivos específicos estudar o papel do professor na construção do conhecimento matemático investigar as contribuições da aprendizagem lúdica e dos materiais manipuláveis no processo de ensino da matemática pesquisar a relação e os tipos de brincar que podem ser implementados à prática pedagógica propor

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20252202111042

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isadora Cristina Silva Padua e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo