Título: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE
Autoria de: Isadora Cristina Silva Padua
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Steffany Cristina Costa Oliveira Ribeiro
Segundo membro da banca: Samara Maria Fernandes
Palavras-chaves: Aprendizagem Lúdica, Aprendizagem Significativa, Educação Matemática, Ensino Fundamental, Jogos e Brincadeiras
Data da defesa: 27/10/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 20/11/2025
Data da publicação: 20/11/2025
Referência: Padua, I. C. S. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE. 2025. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O presente trabalho visa analisar de que forma o lúdico e os materiais manipuláveis, sendo ambos utilizados de maneira intencional, podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Procura-se ainda, enxergar de que maneira os recursos citados podem auxiliar no alinhamento entre rotina diária dos alunos e à sala de aula, colaborando para o desenvolvimento do ensino crítico, vivo e dinâmico. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise reflexiva da prática docente, especialmente por meio da elaboração de uma proposta pedagógica denominada ????????????????????????????????????????????????????????????????o tesouro perdido de Jujuba e Luca????????????????????????????????????????????????????????????????. Foram definidos como objetivos específicos estudar o papel do professor na construção do conhecimento matemático investigar as contribuições da aprendizagem lúdica e dos materiais manipuláveis no processo de ensino da matemática pesquisar a relação e os tipos de brincar que podem ser implementados à prática pedagógica propor
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isadora Cristina Silva Padua e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo