Título: MATEMÁTICA EDUCAÇÃO INFANTILJOGOS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Autoria de: Vitor Manoel da Silva Melo
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Segundo membro da banca: Luan Mendoça Silva
Palavras-chaves: Aprendizagem Lúdica, Desenvolvimento Cognitivo, Ensino de Matemática, Educação Infantil, Jogos e Brincadeiras
Data da defesa: 20/10/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 13/11/2025
Data da publicação: 13/11/2025
Referência: Melo, V. M. d. S. MATEMÁTICA EDUCAÇÃO INFANTILJOGOS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2025. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O ensino da matemática na educação infantil enfrenta o desafio de inserir o conhecimento formal para uma abordagem lúdica e contextualizada. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) oriente que a aprendizagem matemática deve ocorrer de maneira intuitiva e por meio de brincadeiras, muitos professores ainda encontram dificuldades em planejar atividades que respeitem o desenvolvimento infantil. Essa lacuna que prioriza a memorização de números e operações em detrimento da exploração de conceitos, contribui para que as crianças desenvolvam uma percepção negativa, resultando em dificuldades de aprendizado ao longo de sua vida escolar. Diante desse cenário, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como a utilização de jogos e brincadeiras lúdicas pode contribuir para o desenvolvimento de conceitos matemáticos em crianças de 4 a 5 anos. Para isso, a pesquisa buscou estudar documentos normativos, investigar a importância da ludicidade na educação infantil, e propor uma prática pedagógica que pudesse auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades. A pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica, com base em obras e documentos já publicados sobre a temática. A metodologia utilizada permitiu o aprofundamento em estudos sobre a educação infantil e a matemática, a fim de fundamentar a proposta de uma sequência didática para o desenvolvimento de habilidades matemáticas. As Análises bibliográficas evidenciaram que o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil depende do trabalho com os processos mentais básicos, como a classificação e a seriação. A partir dessa premissa, o trabalho propõe uma sequênciadidáticadeseisencontros,com atividades lúdicas e contextualizadas,queutilizammateriaisdebaixocustoparaodesenvolvimento de conceitos de medida oferecendo aos professores um recurso prático para aprimorar o ensino de conceitos de medida em sala de aula. As atividades demonstram como a matemática pode ser abordada de forma prazerosa e significativa, respeitando as vivências da criança e o seu ritmo de aprendizagem. Conclui-se que o desenvolvimento do ensino da matemática na educação infantil é um processo gradual e se dá por meio de atividades que respeitam a fase de desenvolvimento da criança. Os jogos e brincadeiras, quando utilizados com intencionalidade pedagógica, são ferramentas essenciais para auxiliar os educadores a transformar conceitos abstratos em experiências concretas e significativas. A proposta pedagógica apresentada neste trabalho contribui como um guia para que os professores possam promover um ensino da matemática que seja eficaz, prazeroso e que garanta um aprendizado sólido para a vida toda.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vitor Manoel da Silva Melo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo