Título: Educação de Jovens e Adultos O que dizem as pesquisas sobre a modalidade?
Autoria de: Cynthia Mara Cotti Paredes
Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral
Coorientação de: Fernanda Ferrari
Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Carolina Faria Alvarenga
Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, Formação Docente, Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas, Obras bibliográficas
Data da defesa: 01/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 09/12/2025
Data da publicação: 09/12/2025
Referência: Paredes, C. M. C. Educação de Jovens e Adultos O que dizem as pesquisas sobre a modalidade?. 2025. 10 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O presente artigo trata dos desafios, o processo histórico e origem da política de formação de docentes para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovendo uma reflexão sobre o docente da sua formação inicial e continuada e que possibilitem superar os desafios da EJA, trabalhando pela sociedade e pela liberdade no processo de ensino aprendizagem. Configurando-se como um estudo bibliográfico, a metodologia adotada consistiu na análise de obras acadêmicas, priorizando artigos publicados entre 2020 e 2025 em repositórios nacionais, a fim de identificar tendências e lacunas contemporâneas sobre a modalidade. A pesquisa demonstrou que, historicamente, a modalidade carece de políticas de formação sólidas, o que se reflete na fragilidade da presença da EJA nas matrizes curriculares da formação inicial do curso de pedagogia. Os resultados da análise convergem em três pontos centrais (1) a formação inicial é insuficiente (2) a formação continuada situada e contextualizada é a mais eficaz na promoção de práticas refl
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Cynthia Mara Cotti Paredes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo