Título: JOGO E EDUCAÇÃO INFANTIL CONCEPÇÕES, ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Título alternativo: GAMEANDCHILDHOODEDUCATIONCONCEPTIONS,APPROACHESANDPEDAGOGICALPRACTICES
Autoria de: Joyce Conceicao de Carvalho
Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis
Presidente da banca: Fabio Pinto Gonçalves dos Reis
Primeiro membro da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo
Segundo membro da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira
Palavras-chaves: Educação, Infância, Ensino, Magistério, Jogo
Data da defesa: 31/03/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 07/04/2025
Data da publicação: 07/04/2025
Referência: Carvalho, J. C. d. JOGO E EDUCAÇÃO INFANTIL CONCEPÇÕES, ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2025. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O jogo é um terreno fértil para a criatividade, sendo um promotor de inteligência criativa, caracterizado principalmente pela liberdade que ocupa. Nele, a criança tem a liberdade de criar e imaginar, podendo produzir diferentes conhecimentos e culturas. Posto isto, o objetivo desta pesquisa é investigar quais as concepções e como o jogo tem sido tratado no âmbito das práticas pedagógicas na educação infantil em uma associação educacional do Sul de Minas Gerais. A metodologia adotada no estudo em tela é de natureza qualitativa, cujo instrumento de coleta foi o emprego de entrevistas semiestruturadas com três professoras de tal etapa de ensino. A análise de dados foi orientada pelas categorias definidas no roteiro de entrevista, abrangendo a compreensão dos professores sobre o jogo, seus objetivos educacionais, os tipos de jogos utilizados, além dos momentos e espaços na instituição onde ocorrem as atividades lúdicas. Como resultado, as respostas das professoras indicaram um conhecimento superficial e tradicional sobre o fenômeno jogo, sendo predominantemente utilizado de forma utilitária para facilitar a aprendizagem de conteúdos. Além disso, as narrativas produzidas evidenciaram que as professoras não reconhecem plenamente o potencial do jogo como estimulador de criatividade e formador de culturas, muitas vezes associando-o apenas aos jogos pedagógicos. É crucial ressaltar que o propósito do estudo não foi criticar as concepções e práticas das professoras em relação ao jogo, mas sim promover reflexões que evidenciem a complexidade desse fenômeno.
Abstract: Play is a fertile ground for creativity, serving as a promoter of creative intelligence, primarily characterized by the freedom it encompasses. In play, children have the liberty to create and imagine, enabling them to produce various forms of knowledge and cultures. Therefore, the objective of this research is to investigate the conceptions and treatment of play within the scope of pedagogical practices in early childhood education at an educational association in the South of Minas Gerais. The methodology adopted in this study is qualitative in nature, utilizing semi structured interviews with three teachers from this educational stage as the data collection instrument. Data analysis was guided by the categories defined in the interview script, covering the teachers understanding of play, its educational objectives, the types of plays used, as well as the moments and spaces within the institution where playful activities occur. The results indicated that the teachers responses revealed a superficial and traditional understanding of the play phenomenon, predominantly using it in a utilitarian manner to facilitate content learning. Additionally, the narratives produced showed that the teachers do not fully recognize the potential of play as a stimulator of creativity and culture formation, often associating it solely with pedagogical plays. It is crucial to emphasize that the purpose of this study was not to criticize the teachers conceptions and practices regarding play but to promote reflections that highlight the complexity of this phenomenon.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joyce Conceicao de Carvalho e Universidade Federal de Lavras
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