SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O IMPACTO DO RACISMO NA EVASÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES NEGROS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Título alternativo: THE IMPACT OF RACISM IN SCHOOL DROPOUT OF BLACK STUDENTS A BIBLIOGRAPHIC REVIEW

Autoria de: Patricia Ellen de Oliveira

Orientação de: Camila Simoes Rosa

Presidente da banca: Camila Simões Rosa

Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: estudantes negros, evasão escolar, racismo estrutural, evasão, negros

Data da defesa: 23/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 09/07/2025

Data da publicação: 09/07/2025

Referência: Oliveira, P. E. d. O IMPACTO DO RACISMO NA EVASÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES NEGROS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este estudo, por meio de uma revisão bibliográfica, analisa a relação entre racismo estrutural e a evasão escolar de estudantes negros no Brasil. O objetivo é identificar os múltiplos fatores que contribuem para o abandono e discutir o papel da Lei 10.6392003. A análise da literatura e de dados oficiais revela que estudantes negros apresentam indicadores educacionais desfavoráveis, como altas taxas de distorção idade-série. Os fatores que intensificam a evasão incluem a vulnerabilidade socioeconômica, a falta de representatividade no currículo e no corpo docente, e as experiências cotidianas de discriminação no ambiente escolar. Discute-se que a Lei 10.6392003 é uma ferramenta fundamental para a valorização da identidade negra e o combate ao racismo, mas sua aplicação é deficiente devido a desafios como a falta de formação de professores e de fiscalização. Conclui-se que a garantia da permanência e do sucesso escolar da juventude negra depende de um compromisso efetivo com políticas antirracistas, sendo a plena execução da Lei 10.63903 um pilar para a construção de uma escola mais justa e equitativa.

Abstract: This study, through a literature review, analyzes the relationship between structural racism and school dropout of black students in Brazil. The objective is to identify the multiple factors that contribute to abandonment and discuss the role of Law 10.6392003. The analysis of literature and official data reveals that black students have unfavorable educational indicators, such as high age-series distortion rates. Factors that intensify dropout include socioeconomic vulnerability, lack of representativeness in the curriculum and faculty, and daily experiences of discrimination in the school environment. It is argued that Law 10.6392003 is a fundamental tool for the appreciation of black identity and the fight against racism, but its application is deficient due to challenges such as lack of teacher training and supervision. It is concluded that the guarantee of permanence and success in school of black youth depends on an effective commitment to anti-racist policies, being the full implementation of Law 10.63903 a pillar for the construction of a more fair and equitable school.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202111034

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Patricia Ellen de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo