Título: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR CRIANÇAS SURDAS
Autoria de: Amanda Aparecida Rosa
Orientação de: Erica Alves Barbosa
Presidente da banca: Erica Alves Barbosa
Primeiro membro da banca: Fernada Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Terceiro membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza
Palavras-chaves: Família, Aprendizagem, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Crianças Surdas, Criança
Data da defesa: 26/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 09/07/2025
Data da publicação: 09/07/2025
Referência: Rosa, A. A. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR CRIANÇAS SURDAS. 2025. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a importância do envolvimento da família no processo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por crianças surdas, com base em uma revisão da literatura. A família representa o primeiro espaço de convivência e socialização da criança, sendo fundamental para seu desenvolvimento linguístico e emocional. Quando os familiares se dedicam a aprender e utilizar a Libras no cotidiano, contribuem significativamente para a construção da identidade surda, fortalecendo vínculos afetivos e promovendo a inclusão social da criança. A Libras, enquanto língua natural, pode ser adquirida naturalmente por crianças surdas, permitindo sua plena expressão desde os primeiros anos de vida, favorecendo sua autonomia, autoestima e desenvolvimento cognitivo. Além disso, um ambiente familiar que valoriza a Libras e a comunicação acessível contribui para positivamente para o desenvolvimento escolar da criança. O envolvimento da família também atua como um elo entre o lar e a escola, criando uma rede de apoio essencial para o aprendizado contínuo. No entanto, ainda há escassez de estudos que abordem a relação entre o contexto familiar e a aquisição da Libras de maneira integrada. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseada principalmente nos autores Santos e Barrios (2022) e Silva (2021), e busca compreender práticas familiares, desafios enfrentados e implicações educacionais dessa participação. Assim, espera-se contribuir com dados e reflexões que orientem políticas públicas e ações pedagógicas voltadas à educação bilíngue de surdos e ao desenvolvimento integral de crianças surdas em contextos familiares e escolares.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Amanda Aparecida Rosa e Universidade Federal de Lavras
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