Título: A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA, A ESCOLA E O PROFISSIONAL DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
Autoria de: Julia Belchior
Orientação de: Leticia Mendonca Lopes Ribeiro
Presidente da banca: Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
Primeiro membro da banca: Fernada Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Bethania Bittencourt Costa e Silva
Palavras-chaves: Autismo, Família, Escola, Profissional de Apoio à Inclusão Escolar, Inclusão
Data da defesa: 06/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 30/06/2025
Data da publicação: 30/06/2025
Referência: Belchior, J. A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA, A ESCOLA E O PROFISSIONAL DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO. 2025. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O presente trabalho buscou estudar, a partir da bibliografia consultada, a relação entre a família e a escola na escolarização de estudantes com autismo, considerando a importância do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE) nesta trajetória educacional. Metodologicamente, encarando o presente estudo como uma revisão de literatura que prima pela fundamentação teórica e pela consulta a importantes publicações sobre o tema, a presente pesquisa se restringiu à chamada revisão de literatura do tipo narrativa. Como resultados, destacam-se os aspectos relacionados à dinâmica familiar, nas questões que envolvem o ????????????????????????????????luto???????????????????????????????? de uma família que tem, como novo membro, uma criança com autismo, a qual demanda e merece suporte especializado. Além disso, reconhece-se o papel fundamental das mulheres-mães, especialmente quando comparada à postura dos homens-pais, na escolarização e no cotidiano de seus filhos com autismo, sendo esse um traço patriarcal persistente em nossa sociedade. Quanto à dinâmica escolar, que precisa se manter dialógica com a família, reconhece-se a necessidade de que cada uma dessas duas instituições se responsabilize por atuar no desenvolvimento educacional das crianças com autismo. Nesse elo dialógico, está em protagonismo o PAIE, profissional que acompanha a criança com autismo e que, muitas vezes, é mal remunerado e não têm formação continuada adequada à responsabilidade dessa atividade profissional. É nesse contexto que se constatou o quão importante é a discussão da temática em tela, reconhecendo desafios que, embora recorrentes na prática docente, ainda são pouco explorados durante a formação inicial de professores.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Julia Belchior e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo