SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA, A ESCOLA E O PROFISSIONAL DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO

Autoria de: Julia Belchior

Orientação de: Leticia Mendonca Lopes Ribeiro

Presidente da banca: Letícia Mendonça Lopes Ribeiro

Primeiro membro da banca: Fernada Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Bethania Bittencourt Costa e Silva

Palavras-chaves: Autismo, Família, Escola, Profissional de Apoio à Inclusão Escolar, Inclusão

Data da defesa: 06/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 30/06/2025

Data da publicação: 30/06/2025

Referência: Belchior, J. A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA, A ESCOLA E O PROFISSIONAL DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO. 2025. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O presente trabalho buscou estudar, a partir da bibliografia consultada, a relação entre a família e a escola na escolarização de estudantes com autismo, considerando a importância do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE) nesta trajetória educacional. Metodologicamente, encarando o presente estudo como uma revisão de literatura que prima pela fundamentação teórica e pela consulta a importantes publicações sobre o tema, a presente pesquisa se restringiu à chamada revisão de literatura do tipo narrativa. Como resultados, destacam-se os aspectos relacionados à dinâmica familiar, nas questões que envolvem o ????????????????????????????????luto???????????????????????????????? de uma família que tem, como novo membro, uma criança com autismo, a qual demanda e merece suporte especializado. Além disso, reconhece-se o papel fundamental das mulheres-mães, especialmente quando comparada à postura dos homens-pais, na escolarização e no cotidiano de seus filhos com autismo, sendo esse um traço patriarcal persistente em nossa sociedade. Quanto à dinâmica escolar, que precisa se manter dialógica com a família, reconhece-se a necessidade de que cada uma dessas duas instituições se responsabilize por atuar no desenvolvimento educacional das crianças com autismo. Nesse elo dialógico, está em protagonismo o PAIE, profissional que acompanha a criança com autismo e que, muitas vezes, é mal remunerado e não têm formação continuada adequada à responsabilidade dessa atividade profissional. É nesse contexto que se constatou o quão importante é a discussão da temática em tela, reconhecendo desafios que, embora recorrentes na prática docente, ainda são pouco explorados durante a formação inicial de professores.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110897

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julia Belchior e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo