SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: DESVELANDO O SILENCIO A LUTA PELA VISIBILIDADE DA CRIANÇA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Anni Emanuelly Aparecida Vivas da Silva

Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho

Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvaljo

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Palavras-chaves: Invisibilidade, Discriminação, Racismo, Educação, Criança negra

Data da defesa: 06/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 07/07/2025

Data da publicação: 07/07/2025

Referência: Silva, A. E. A. V. d. DESVELANDO O SILENCIO A LUTA PELA VISIBILIDADE DA CRIANÇA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho aborda a problemática da invisibilidade da criança negra no contexto da Educação Infantil. O objetivo é analisar as causas e consequências deste fenômeno, destacando a importância da representatividade e da diversidade na formação educacional. O artigo utiliza como referenciais teóricos Bárbara Carine, Cida Bento, Djamila Ribeiro e Eliane Cavalleiro, e como metodologia revisão bibliográfica dos livros Como ser um educador antirracista O pacto da branquitude Pequeno manual antirracista e Do silêncio do lar ao silêncio escolar racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil, realizando uma revisão crítica da literatura existente sobre o tema. Os resultados revelam a persistência de estereótipos e preconceitos que contribuem para a invisibilidade da criança negra no ambiente escolar. Conclui-se que a ausência de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade, o espaço educacional seguro e acolhedor independente da cor da pele das crianças e a formação continuada de professores professoras antirracistas são identificados como os principais fatores perpetuadores desse cenário.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110896

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Anni Emanuelly Aparecida Vivas da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo