SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES A percepção sobre a docência na alfabetização

Autoria de: Mayra de Souza Gomes

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Rita Cássia Oliveira

Segundo membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares

Terceiro membro da banca: Joselma Silva

Palavras-chaves: Formação de professores, Processo de Alfabetização, Identidade, Saberes da Docência, Professor Alfabetizador

Data da defesa: 09/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 07/07/2025

Data da publicação: 07/07/2025

Referência: Gomes, M. d. S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES A percepção sobre a docência na alfabetização. 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Esta pesquisa se baseia na compreensão dos professores recém-formados em relação aos saberes referentes ao ensino e aprendizagem para se desenvolver com dinamismo e eficiência as práticas educativas que promovam a alfabetização. Diante disso, essa pesquisa assume por objetivo descrever as percepções de professoras alfabetizadoras, recém-formadas, sobre seu percurso formativo. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com três professoras que assumiram turmas de alfabetização, a partir de uma entrevista coletiva. Para subsidiar as discussões teóricas o referencial teórico nos estudos sobre formação inicial docente e formação da identidade docente, de Selma Garrido Pimenta (1999) e nos estudos de Magda Soares (2020) sobre o processo de alfabetização. Os resultados revelam desafios enfrentados pelas professoras no início da carreira e apontam a necessidade de um alinhamento mais efetivo entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, além da importância do apoio institucional

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110799

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mayra de Souza Gomes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo