Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES A percepção sobre a docência na alfabetização
Autoria de: Mayra de Souza Gomes
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Rita Cássia Oliveira
Segundo membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares
Terceiro membro da banca: Joselma Silva
Palavras-chaves: Formação de professores, Processo de Alfabetização, Identidade, Saberes da Docência, Professor Alfabetizador
Data da defesa: 09/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 07/07/2025
Data da publicação: 07/07/2025
Referência: Gomes, M. d. S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES A percepção sobre a docência na alfabetização. 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Esta pesquisa se baseia na compreensão dos professores recém-formados em relação aos saberes referentes ao ensino e aprendizagem para se desenvolver com dinamismo e eficiência as práticas educativas que promovam a alfabetização. Diante disso, essa pesquisa assume por objetivo descrever as percepções de professoras alfabetizadoras, recém-formadas, sobre seu percurso formativo. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com três professoras que assumiram turmas de alfabetização, a partir de uma entrevista coletiva. Para subsidiar as discussões teóricas o referencial teórico nos estudos sobre formação inicial docente e formação da identidade docente, de Selma Garrido Pimenta (1999) e nos estudos de Magda Soares (2020) sobre o processo de alfabetização. Os resultados revelam desafios enfrentados pelas professoras no início da carreira e apontam a necessidade de um alinhamento mais efetivo entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, além da importância do apoio institucional
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mayra de Souza Gomes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo