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Título: ENTRE RESISTÊNCIAS E SILENCIAMENTOS OFENSIVAS ANTIGÊNERO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE 2018 A 2022

Título alternativo: BETWEEN RESISTANCE AND SILENCE ANTI-GENDER OFFENSIVES AND THEIR IMPACTS ON EDUCATION FROM 2018 TO 2022

Autoria de: Snaider Dutra Trindade

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Segundo membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Terceiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Discurso político, Direitos Humanos, Diversidade de Gênero, Educação, Governo Bolsonaro

Data da defesa: 16/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 25/06/2025

Data da publicação: 25/06/2025

Referência: Trindade, S. D. ENTRE RESISTÊNCIAS E SILENCIAMENTOS OFENSIVAS ANTIGÊNERO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE 2018 A 2022. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho investiga as ofensivas antigênero no Brasil contemporâneo, com foco na articulação entre discurso político, políticas públicas e exclusão de direitos relacionados à diversidade de gênero e sexualidade. Com base na Análise do Discurso e na História das Ideias Linguísticas, a pesquisa examina como a linguagem foi utilizada como ferramenta de apagamento institucional, especialmente durante o governo Bolsonaro (2019????2022). A abordagem qualitativa e interdisciplinar analisa documentos oficiais, projetos de lei, medidas governamentais e manifestações discursivas que evidenciam a tentativa de deslegitimar a pluralidade e restringir o acesso a direitos fundamentais. O estudo aponta os impactos dessas políticas na educação, na saúde, nas relações sociais e no campo jurídico, demonstrando como discursos conservadores foram incorporados à estrutura do Estado para reforçar a marginalização de populações historicamente excluídas.

Abstract: This work investigates antigender offensives in contemporary Brazil, focusing on the articulation between political discourse, public policies, and the exclusion of rights related to gender and sexual diversity. Based on Discourse Analysis and the History of Linguistic Ideas, the research examines how language has been used as a tool for institutional erasure, especially during the Bolsonaro government (2019????2022). The qualitative and interdisciplinary approach analyzes official documents, legislative projects, government actions, and discursive manifestations that demonstrate attempts to delegitimize plurality and restrict access to fundamental rights. The study highlights the impacts of these policies on education, health, social relations, and the legal field, showing how conservative discourses were incorporated into the state structure to reinforce the marginalization of historically excluded populations.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110780

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Snaider Dutra Trindade e Universidade Federal de Lavras

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