Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL FORMAS GEOMÉTRICAS
Autoria de: Karine Eduarda Terra Souza
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Waleska Maria de Souza Martins
Palavras-chaves: Educação infantil, ensino de matemática, formas geométricas, ludicidade, sequência didática
Data da defesa: 02/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 09/07/2025
Data da publicação: 09/07/2025
Referência: Souza, K. E. T. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL FORMAS GEOMÉTRICAS. 2025. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A matemática na educação infantil, frequentemente vista como abstrata e desafiadora, pode tornar-se mais acessível e significativa quando trabalhada por meio da ludicidade. Este trabalho apresenta uma sequência didática voltada ao ensino das formas geométricas, utilizando jogos, brincadeiras e materiais concretos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em autores que discutem a importância do brincar no processo de aprendizagem matemática. Documentos normativos como a BNCC, LDB e RCNEI reforçam essa abordagem, destacando a interação com o mundo como essencial ao desenvolvimento infantil. Os resultados apontam que práticas lúdicas favorecem tanto o raciocínio lógico quanto o desenvolvimento social, emocional e criativo das crianças, promovendo uma relação mais positiva com a matemática. A proposta contribui para uma educação mais inclusiva, interativa e alinhada às necessidades da infância.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Karine Eduarda Terra Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo