Título: Além do Traçado das Letras Reflexões sobre a Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
Autoria de: Steffany Cristina Costa Oliveira Ribeiro
Orientação de: Carolina Faria Alvarenga
Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Luan Mendonça Silva
Palavras-chaves: Educação, Educação Infantil, Desenvolvimento Integral, Concepções, Práticas
Data da defesa: 02/07/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 08/07/2025
Data da publicação: 08/07/2025
Referência: Ribeiro, S. C. C. O. Além do Traçado das Letras Reflexões sobre a Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil. 2025. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como centralidade a temática da linguagem oral e escrita na Educação Infantil, considerando a importância de práticas pedagógicas que respeitem as especificidades das infâncias. A partir de vivências em estágios e dados da pesquisa ????????????????Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil realidades e perspectivas????????????????, analisaram-se concepções sobre linguagem oral e escrita de professoras, coordenadoras e monitoras que atuam com crianças pequenas na Educação Infantil. A investigação parte da inquietação quanto às práticas escolarizantes que reduzem a linguagem escrita e oral a atividades mecânicas e descontextualizadas, desconsiderando o direito das crianças à infância plena, às múltiplas linguagens e ao brincar como elementos constituintes do desenvolvimento integral. O estudo fundamenta-se nos estudos de Paulo Freire, Lev Vygotsky, Mônica Baptista e Magda Soares, e está ancorado nos documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), que reforçam a importância das interações e da brincadeira como eixos estruturantes da prática pedagógica nesta etapa da Educação Básica. A metodologia adotada envolveu a análise de entrevistas realizadas com professoras, monitoras e gestoras de instituições de Educação Infantil nos municípios integrantes do FSMEI, a partir de uma abordagem qualitativa, interpretativa e reflexiva. Os resultados evidenciam a coexistência de práticas pedagógicas que dialogam com concepções ampliadas de linguagem, reconhecendo a criança como sujeito de direitos e de linguagem, porém, ainda com menor frequência, e outras que ainda reproduzem modelos tradicionais baseados na antecipação da alfabetização e na fragmentação do conhecimento. O trabalho defende que a linguagem oral e escrita na Educação Infantil não deve ser negada, mas sim trabalhada em contextos significativos e integradores, que respeitem os tempos, os interesses e as experiências das crianças. Assim, conclui-se pela urgência de uma ressignificação das práticas pedagógicas, que ultrapassem a lógica da preparação para o Ensino Fundamental e promovam uma inserção da linguagem oral e escrita em diálogo com as culturas da infância, a escuta sensível e o direito de aprender com sentido.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Steffany Cristina Costa Oliveira Ribeiro e Universidade Federal de Lavras
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