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Título: Além do Traçado das Letras Reflexões sobre a Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil

Autoria de: Steffany Cristina Costa Oliveira Ribeiro

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Luan Mendonça Silva

Palavras-chaves: Educação, Educação Infantil, Desenvolvimento Integral, Concepções, Práticas

Data da defesa: 02/07/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 08/07/2025

Data da publicação: 08/07/2025

Referência: Ribeiro, S. C. C. O. Além do Traçado das Letras Reflexões sobre a Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil. 2025. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho tem como centralidade a temática da linguagem oral e escrita na Educação Infantil, considerando a importância de práticas pedagógicas que respeitem as especificidades das infâncias. A partir de vivências em estágios e dados da pesquisa ????????????????Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil realidades e perspectivas????????????????, analisaram-se concepções sobre linguagem oral e escrita de professoras, coordenadoras e monitoras que atuam com crianças pequenas na Educação Infantil. A investigação parte da inquietação quanto às práticas escolarizantes que reduzem a linguagem escrita e oral a atividades mecânicas e descontextualizadas, desconsiderando o direito das crianças à infância plena, às múltiplas linguagens e ao brincar como elementos constituintes do desenvolvimento integral. O estudo fundamenta-se nos estudos de Paulo Freire, Lev Vygotsky, Mônica Baptista e Magda Soares, e está ancorado nos documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), que reforçam a importância das interações e da brincadeira como eixos estruturantes da prática pedagógica nesta etapa da Educação Básica. A metodologia adotada envolveu a análise de entrevistas realizadas com professoras, monitoras e gestoras de instituições de Educação Infantil nos municípios integrantes do FSMEI, a partir de uma abordagem qualitativa, interpretativa e reflexiva. Os resultados evidenciam a coexistência de práticas pedagógicas que dialogam com concepções ampliadas de linguagem, reconhecendo a criança como sujeito de direitos e de linguagem, porém, ainda com menor frequência, e outras que ainda reproduzem modelos tradicionais baseados na antecipação da alfabetização e na fragmentação do conhecimento. O trabalho defende que a linguagem oral e escrita na Educação Infantil não deve ser negada, mas sim trabalhada em contextos significativos e integradores, que respeitem os tempos, os interesses e as experiências das crianças. Assim, conclui-se pela urgência de uma ressignificação das práticas pedagógicas, que ultrapassem a lógica da preparação para o Ensino Fundamental e promovam uma inserção da linguagem oral e escrita em diálogo com as culturas da infância, a escuta sensível e o direito de aprender com sentido.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110762

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Steffany Cristina Costa Oliveira Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

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