SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Psicogênese da Língua Escrita Um estudo sobre as fases da leitura na alfabetização

Título alternativo: PSYCHOGENESIS OF WRITTEN LANGUAGE A STUDY ON THE PHASES OF READING IN LITERACY

Autoria de: Lara Aparecida Dias

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Juliana Paula de Oliveira Gomes

Segundo membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares

Palavras-chaves: testes de leitura, psicolinguística, estratégias de leitura, escrita alfabética, aquisição da escrita.

Data da defesa: 15/04/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 27/05/2025

Data da publicação: 27/05/2025

Referência: Dias, L. A. Psicogênese da Língua Escrita Um estudo sobre as fases da leitura na alfabetização. 2025. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O estudo apresentado realiza uma análise sobre a leitura na alfabetização, enfatizando o processo de aquisição da leitura com base na Psicogênese da Língua Escrita, desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Esse estudo aborda questões como a identificação das fases de leitura em crianças em processo de alfabetização, os avanços que elas apresentam nessas fases e a relação entre as etapas de escrita e leitura. O objetivo central consiste em identificar as fases de leitura nas crianças em alfabetização, analisando as características de cada hipótese de leitura. Para isso, conceitos teóricos sobre as fases de leitura e escrita, conforme os estudos de Emília Ferreiro, Ana Teberosky (1999) e outros autores relevantes, são examinados. A metodologia adotada é qualitativa, estruturada por meio de uma pesquisa de campo. Essa abordagem envolve a elaboração e aplicação de atividades para verificar hipóteses de leitura com crianças matriculadas no 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede muni

Abstract: The presented study analyzes reading in the context of literacy, emphasizing the process of reading acquisition based on the Psychogenesis of Written Language developed by Emília Ferreiro and Ana Teberosky. This study addresses questions such as identifying the stages of reading in children undergoing literacy, the progress they make in these stages, and the relationship between writing and reading stages. The central objective is to identify the stages of reading in children during literacy, analyzing the characteristics of each reading hypothesis. For this purpose, theoretical concepts regarding the stages of reading and writing, according to the studies of Emília Ferreiro, Ana Teberosky (1999), and other relevant authors, are examined. The adopted methodology is qualitative, structured through a field survey. This approach involves designing and implementing activities to verify reading hypotheses with children enrolled in the 1st grade of elementary school in a municipal school from Minas Gerai

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110760

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lara Aparecida Dias e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo