Título: Psicogênese da Língua Escrita Um estudo sobre as fases da leitura na alfabetização
Título alternativo: PSYCHOGENESIS OF WRITTEN LANGUAGE A STUDY ON THE PHASES OF READING IN LITERACY
Autoria de: Lara Aparecida Dias
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Juliana Paula de Oliveira Gomes
Segundo membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares
Palavras-chaves: testes de leitura, psicolinguística, estratégias de leitura, escrita alfabética, aquisição da escrita.
Data da defesa: 15/04/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 27/05/2025
Data da publicação: 27/05/2025
Referência: Dias, L. A. Psicogênese da Língua Escrita Um estudo sobre as fases da leitura na alfabetização. 2025. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O estudo apresentado realiza uma análise sobre a leitura na alfabetização, enfatizando o processo de aquisição da leitura com base na Psicogênese da Língua Escrita, desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Esse estudo aborda questões como a identificação das fases de leitura em crianças em processo de alfabetização, os avanços que elas apresentam nessas fases e a relação entre as etapas de escrita e leitura. O objetivo central consiste em identificar as fases de leitura nas crianças em alfabetização, analisando as características de cada hipótese de leitura. Para isso, conceitos teóricos sobre as fases de leitura e escrita, conforme os estudos de Emília Ferreiro, Ana Teberosky (1999) e outros autores relevantes, são examinados. A metodologia adotada é qualitativa, estruturada por meio de uma pesquisa de campo. Essa abordagem envolve a elaboração e aplicação de atividades para verificar hipóteses de leitura com crianças matriculadas no 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede muni
Abstract: The presented study analyzes reading in the context of literacy, emphasizing the process of reading acquisition based on the Psychogenesis of Written Language developed by Emília Ferreiro and Ana Teberosky. This study addresses questions such as identifying the stages of reading in children undergoing literacy, the progress they make in these stages, and the relationship between writing and reading stages. The central objective is to identify the stages of reading in children during literacy, analyzing the characteristics of each reading hypothesis. For this purpose, theoretical concepts regarding the stages of reading and writing, according to the studies of Emília Ferreiro, Ana Teberosky (1999), and other relevant authors, are examined. The adopted methodology is qualitative, structured through a field survey. This approach involves designing and implementing activities to verify reading hypotheses with children enrolled in the 1st grade of elementary school in a municipal school from Minas Gerai
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lara Aparecida Dias e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo