SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL FORMAS GEOMÉTRICAS

Autoria de: Maria Tereza Terra Alves de Souza

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Waleska Maria de Souza Martins

Palavras-chaves: Educação infantil, ensino de matemática, formas geométricas, ludicidade, sequência didática

Data da defesa: 02/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 09/07/2025

Data da publicação: 09/07/2025

Referência: Souza, M. T. T. A. d. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL FORMAS GEOMÉTRICAS. 2025. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A matemática na educação infantil, frequentemente vista como abstrata e desafiadora, pode tornar-se mais acessível e significativa quando trabalhada por meio da ludicidade. Este trabalho apresenta uma sequência didática voltada ao ensino das formas geométricas, utilizando jogos, brincadeiras e materiais concretos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em autores que discutem a importância do brincar no processo de aprendizagem matemática. Documentos normativos como a BNCC, LDB e RCNEI reforçam essa abordagem, destacando a interação com o mundo como essencial ao desenvolvimento infantil. Os resultados apontam que práticas lúdicas favorecem tanto o raciocínio lógico quanto o desenvolvimento social, emocional e criativo das crianças, promovendo uma relação mais positiva com a matemática. A proposta contribui para uma educação mais inclusiva, interativa e alinhada às necessidades da infância.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110759

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Tereza Terra Alves de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo