Título: Autismo e Gênero desafios, invisibilidades e a construção de possibilidades no campo da educação
Título alternativo: autism and gender challenges, invisibilities and the construction of possibilities in the field of education
Autoria de: Paula Carvalho Aguiar Silva
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Larissa Figueiredo S. Seixlack Bulhoes
Primeiro membro da banca: Fernanda de Aguiar Zanola
Segundo membro da banca: Priscila Natalicia Bernardo
Palavras-chaves: autismo, gênero, pedagogia, interseccionalidade, invisibilidade
Data da defesa: 27/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 10/07/2025
Data da publicação: 10/07/2025
Referência: Silva, P. C. A. Autismo e Gênero desafios, invisibilidades e a construção de possibilidades no campo da educação . 2025. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a invisibilização de meninas e mulheres autistas nos discursos sociais e nas produções científicas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando os impactos dos padrões normativos de gênero sobre suas experiências e trajetórias. Partindo de uma trajetória acadêmica e pessoal situada na pedagogia, a pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre como os sistemas diagnósticos, as práticas clínicas e os discursos educacionais contribuem para o apagamento dessas subjetividades. Por meio de revisão bibliográfica e análise de artigos da base Scopus, com destaque para autoras como Lilian Oliveira e Sílvia Ester Orrú, o estudo evidencia que a maioria dos critérios diagnósticos ainda se baseia em padrões masculinos, desconsiderando a forma como o autismo se manifesta nas meninas. A camuflagem social, impulsionada por pressões de gênero, contribui para diagnósticos tardios, erros clínicos e sofrimento psíquico. A ausência de estudos interseccionais sobre raça, classe e deficiência agrava esse cenário, evidenciando lacunas importantes na literatura e nos contextos pedagógicos. Conclui-se que a articulação entre neurodiversidade e marcadores sociais da diferença precisa estar no centro da formação docente e das políticas públicas de inclusão, a fim de promover práticas mais sensíveis e equitativas.
Abstract: This study aims to analyze the invisibility of autistic girls and women in social discourses and scientific literature on Autism Spectrum Disorder (ASD), considering the impact of normative gender standards on their experiences and trajectories. Based on a personal and academic background in pedagogy, the research offers a critical reflection on how diagnostic systems, clinical practices, and educational discourses contribute to the erasure of these subjectivities. Through a bibliographic review and analysis of articles from the Scopus database, with emphasis on authors such as Lilian Oliveira and Sílvia Ester Orrú, the study highlights that most diagnostic criteria remain grounded in male standards, disregarding how autism manifests in girls. Social masking, driven by gender expectations, leads to late or incorrect diagnoses and psychological suffering. The lack of intersectional studies on race, class, and disability further aggravates this scenario, revealing significant gaps in the literature and educational contexts. The study concludes that articulating neurodiversity with social markers of difference must be central to teacher education and inclusive public policies to promote more sensitive and equitable practices.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Paula Carvalho Aguiar Silva e Universidade Federal de Lavras
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