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Título: ??ONDE ANDA VOCÊ??? PESQUISA SOBRE AS EGRESSAS E OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Título alternativo: Tracking the Professional Paths of Pedagogy Graduates from the Federal University of Lavras A Decade of Reflections

Autoria de: Ana Clara Faria Melo

Orientação de: Eliasaf Rodrigues de Assis

Presidente da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Primeiro membro da banca: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Dornelas da Costa

Palavras-chaves: Egressos e Egressas, Profissionalidade Docente, Pertencimento Institucional, Formação Inicial de Professores, Trajetória Profissional

Data da defesa: 27/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 09/07/2025

Data da publicação: 09/07/2025

Referência: Melo, A. C. F. ??ONDE ANDA VOCÊ??? PESQUISA SOBRE AS EGRESSAS E OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2025. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O trabalho propõe uma reflexão crítica e investigativa sobre a trajetória e atuação profissional de egressos e egressas do curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialmente considerando os dez anos de existência da modalidade presencial. A pesquisa, inspirada no pensamento de Paulo Freire e ancorada na noção de práxis (ação e reflexão transformadora), defende a importância do vínculo contínuo entre instituição e formandos, além do acompanhamento efetivo pós-formação. A principal motivação da pesquisa é preencher a lacuna institucional existente em relação ao acompanhamento das pessoas que concluíram o curso. Sob a pergunta norteadora ??Onde anda você???, o estudo busca mapear os percursos profissionais dos(as) egressos(as), compreender como se dá sua atuação no mercado de trabalho e verificar como a formação inicial contribuiu para a prática pedagógica atual. A metodologia adotada foi quanti-qualitativa com a técnica da ??Bola de Neve??, que permitiu alcançar indivíduos por meio de indicações em redes informais, sobretudo via WhatsApp e redes sociais. Essa abordagem se mostrou eficaz, considerando o espalhamento geográfico e a ausência de registros institucionais atualizados. O questionário aplicado buscou identificar dados pessoais, profissionais e percepções sobre a formação recebida. A partir das respostas, foi possível selecionar participantes para uma segunda fase, qualitativa, com entrevistas mais aprofundadas. A pesquisa identificou que muitos egressos ainda atuam na educação, em especial em Lavras e região, reforçando a relevância do curso e o sentimento de pertencimento à UFLA. Também apontou que o curso contribuiu significativamente para a inserção profissional, mesmo diante das adversidades e da precarização da carreira docente. Um capítulo central do trabalho é dedicado à ??profissionalidade docente??, conceito que vai além da qualificação técnica e envolve um compromisso ético, reflexivo e coletivo com a transformação social. A autora discute o contraste entre a ??educação bancária??, criticada por Freire, e a proposta freiriana de educação libertadora, dialógica e humanista. A profissionalidade docente é vista como um processo contínuo de formação, exigindo engajamento crítico e práticas colaborativas. O estudo também aborda a precarização do trabalho docente, marcada por baixos salários, desvalorização social e ausência de autonomia. Tais fatores, segundo autores como Lüdke e Boing (2004), afetam diretamente o desenvolvimento da identidade profissional. O conceito de profissionalidade, nesse sentido, é resgatado como uma resposta crítica à realidade neoliberal que exige flexibilidade constante, mas sem garantir estabilidade ou reconhecimento. Em suas considerações finais, o artigo propõe o fortalecimento de ações extensionistas, como o projeto ??Educar exige saber educar??, para manter o contato com os egressos e aprofundar o mapeamento de suas atuações. Destaca-se também o papel das redes informais (como os grupos de WhatsApp) como espaços de manutenção do vínculo institucional e compartilhamento de experiências, o que reforça a importância de iniciativas institucionais mais estruturadas para acolher e valorizar os(as) egressos(as). Por fim, a pesquisa reafirma a relevância da escuta ativa dos(as) ex-alunos(as) como instrumento para a melhoria da qualidade do curso, da formação docente e da própria universidade, propondo um modelo de educação comprometido com a emancipação, com a construção de identidades profissionais sólidas e com o fortalecimento da comunidade acadêmica.

Abstract: The paper titled ??Where Are You??? presents a critical and investigative reflection on the professional paths of graduates from the Pedagogy undergraduate program at the Federal University of Lavras (UFLA), particularly focusing on the first ten years of the programs on-campus modality. Drawing inspiration from Paulo Freires concept of praxis??a combination of action and reflection aimed at transformation??the research emphasizes the importance of maintaining a lasting connection between the institution and its alumni, as well as the need for ongoing post-graduation follow-up. The central motivation behind this study stems from a recognized gap the lack of systematic institutional monitoring of graduates. The guiding question, Where are you?, shaped the investigation into the current professional conditions of former students, how they entered the job market, and how their academic training influenced their current practice. The methodology combined quantitative and qualitative approaches, applying the Snowball Sampling Technique. This method proved essential given the geographic dispersion of the graduates and the absence of up-to-date institutional records. Data were collected through semi-structured questionnaires disseminated primarily via WhatsApp and social media. These surveys collected personal and professional information and perceptions about the Pedagogy program. The results from this initial phase helped identify participants for in-depth interviews in the qualitative stage. The research revealed that most alumni remain active in the educational field, especially in Lavras and surrounding areas, reinforcing the impact of the program and a strong sense of belonging to UFLA. The course was generally seen as effective in preparing them for professional challenges, despite common structural issues and the broader precarization of teaching work. A core chapter of the work explores the concept of teacher professionalism, seen not merely as technical competence, but as an ethical, reflective, and collaborative commitment to social transformation. The paper contrasts Freire??s vision of liberating education with the traditional ??banking model?? of education, in which teachers deposit knowledge into passive students. According to Freire, true education should be dialogical, humanizing, and collective. The study also engages in a deeper discussion about the devaluation and instability of the teaching profession in neoliberal times, referencing scholars such as Lüdke and Boing (2004). The authors differentiate between concepts such as professionalism, professionalization, and professional identity, highlighting the complexity and dynamic nature of being a teacher today. Professionalism, in this context, is not just about qualifications, but about the ability to reflect, innovate, and adapt to social and educational transformations. In the final section, the paper offers a proposal to strengthen the institutional bond with alumni through outreach projects such as ??Educating Requires Knowing How to Educate??, which continues research on the professional paths of graduates, especially in adult education (EJA) and non-school contexts. Furthermore, the study emphasizes the role of informal communication networks??especially WhatsApp groups created by students themselves??as essential spaces for preserving ties and exchanging experiences across generations. Ultimately, the research underlines the importance of actively listening to former students as a tool to improve the quality of teacher education, enhance the institutions effectiveness, and strengthen a collective academic identity. It argues for an educational model committed to emancipation, inclusion, and social justice, capable of shaping reflective, ethical, and transformative teaching professionals.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110757

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Clara Faria Melo e Universidade Federal de Lavras

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