Título: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO CONCEITOS E POSSIBILIDADES PRÁTICAS
Título alternativo: PHONOLOGICAL AWARENESS IN LITERACY CONCEPTS AND PRACTICAL POSSIBILITIES
Autoria de: Camila Braz de Oliveira
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Luciane Vasconcelos Rodrigues
Palavras-chaves: consciência fonológica, atividades lúdicas, metodologia, jogos, alfabetização
Data da defesa: 14/04/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 16/06/2025
Data da publicação: 16/06/2025
Referência: Oliveira, C. B. d. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO CONCEITOS E POSSIBILIDADES PRÁTICAS . 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho parte do princípio de que a dimensão linguística desempenha um papel essencial no processo de alfabetização. A compreensão, por parte do professor, do funcionamento do sistema de escrita alfabética ???? especialmente das relações entre grafemas e fonemas ???? é fundamental para lidar com a complexidade da escrita convencional. Essa base teórica permite ao docente planejar intervenções mais eficazes e adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos. Além disso, é preciso considerar que a alfabetização demanda uma relação com o texto, que requer da produção de significados, entender como palavras e frases são usadas para comunicar ideias, sentimentos, informações e entre outras temáticas. A problematização deste estudo, foi baseada nas seguintes perguntas Como a consciência fonológica contribui para a apropriação do sistema de escrita alfabética na alfabetização? Quais jogos lúdicos podem estimular a consciência fonológica e favorecer o avanço na escrita? Como os professores podem adaptar s
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Camila Braz de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
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