Título: Pedagogia Waldorf e a concepção da contação de histórias na Educação Infantil.
Título alternativo: Waldorf Pedagogy and the Role of Storytelling in Early Childhood Education
Autoria de: Julia Guarieiro Ribeiro Garcia
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga
Segundo membro da banca: Luan Mendonça Silva
Palavras-chaves: Pedagogia Waldorf, imaginação, contação de histórias, desenvolvimento infantil, Educação Infantil
Data da defesa: 06/05/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 15/05/2025
Data da publicação: 15/05/2025
Referência: Garcia, J. G. R. Pedagogia Waldorf e a concepção da contação de histórias na Educação Infantil.. 2025. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A Pedagogia Waldorf, originada na Alemanha em 1919, tem suas raízes na filosofia educacional de Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia. Pela qual consagra um estudo do ser humano e do universo e busca relacionar o conhecimento científico, espiritual e artístico que integra a individualidade de cada pessoa, por meio das diversas formas artísticas. Diante da escassez de pesquisas sobre a Pedagogia Waldorf, destacando os fundamentos antroposóficos, este trabalho teve por objetivo descrever as propostas teóricas e metodológicas da Pedagogia Waldorf com ênfase na contação de histórias, na Educação Infantil. Com isso, foi desenvolvido um estudo teórico e uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, sobre a temática, que será dividida em duas partes a primeira abordará a Antroposofia e os conceitos da Pedagogia Waldorf e a segunda, pelos princípios que sustentam a leitura e a contação de histórias na Educação Infantil. A partir dos estudos realizados destaca-se que a abordagem teórica utiliza- se das atividades de contação de histórias como um meio para aprimorar o processo de imaginação, fantasia, identidade e individuação, seguindo a visão de Rudolf Steiner.
Abstract: Waldorf pedagogy, which originated in Germany in 1919, has its origin in the educational philosophy of Rudolf Steiner, the founder of Anthroposophy. It enshrines a study of human and the universe and seeks to relate scientific, spiritual and artistic knowledge that integrates the individuality of each person, through various artistic forms. Given the scarcity of information about Waldorf pedagogy, highlighting the anthroposophical foundations, this work aimed to describe the theoretical and methodological proposals of Waldorf pedagogy with an emphasis on storytelling in Early Childhood Education. With this, a theoretical study was developed, based on field research with a qualitative approach, and of a bibliographic nature on the subject, which will be divided into two parts the first will address Anthroposophy and the concepts of Waldorf Pedagogy and the second, the principles that support reading and storytelling in Early Childhood Education. Based on the studies carried out, it is highlighted that the theoretical approach uses storytelling activities as a means to improve the process of imagination, fantasy, identity and individuation, following Rudolf Steiners vision.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Julia Guarieiro Ribeiro Garcia e Universidade Federal de Lavras
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