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Título: Possíveis contribuições da psicanálise para práticas pedagógicas na primeira infância

Autoria de: Anna Clara Segantini Ederer

Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho

Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvalho

Primeiro membro da banca: Bianca Batista

Segundo membro da banca: Juliana Varela

Palavras-chaves: psicanálise, subjetividade, ética, infância, aprendizagem

Data da defesa: 27/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 03/07/2025

Data da publicação: 03/07/2025

Referência: Ederer, A. C. S. Possíveis contribuições da psicanálise para práticas pedagógicas na primeira infância . 2025. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho analisa as possíveis contribuições da psicanálise para a construção de práticas pedagógicas na primeira infância que respeitem o desenvolvimento emocional da criança. Com base em autores como Freud, Klein, Millot e Mannoni, discute-se a importância de considerar a subjetividade infantil e os efeitos do inconsciente nas relações educativas. O estudo parte do reconhecimento de que dificuldades de aprendizagem e comportamentos considerados problemáticos não devem ser compreendidos apenas sob uma ótica técnica ou disciplinar, mas como manifestações de conflitos psíquicos e fantasias inconscientes. A partir disso, são abordados conceitos fundamentais como realidade psíquica, recalque, narcisismo, pulsões, ideal do eu e superego, articulando-os ao contexto escolar e à prática docente. Em seguida, são exploradas estratégias pedagógicas inspiradas na ética da psicanálise, como a escuta sensível, a valorização do brincar e o acolhimento da singularidade. Propõe-se que tais estratégias não exigem mudanças estruturais radicais, mas sim um deslocamento na postura do educador, que passa a sustentar uma relação mais ética, afetiva e implicada com os alunos. Conclui-se que a psicanálise, ao iluminar dimensões subjetivas invisibilizadas pela pedagogia tradicional, oferece uma contribuição relevante para a criação de ambientes educativos que favoreçam o amadurecimento emocional e o respeito à singularidade da criança.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110598

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Anna Clara Segantini Ederer e Universidade Federal de Lavras

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