Título: Possíveis contribuições da psicanálise para práticas pedagógicas na primeira infância
Autoria de: Anna Clara Segantini Ederer
Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho
Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvalho
Primeiro membro da banca: Bianca Batista
Segundo membro da banca: Juliana Varela
Palavras-chaves: psicanálise, subjetividade, ética, infância, aprendizagem
Data da defesa: 27/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 03/07/2025
Data da publicação: 03/07/2025
Referência: Ederer, A. C. S. Possíveis contribuições da psicanálise para práticas pedagógicas na primeira infância . 2025. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho analisa as possíveis contribuições da psicanálise para a construção de práticas pedagógicas na primeira infância que respeitem o desenvolvimento emocional da criança. Com base em autores como Freud, Klein, Millot e Mannoni, discute-se a importância de considerar a subjetividade infantil e os efeitos do inconsciente nas relações educativas. O estudo parte do reconhecimento de que dificuldades de aprendizagem e comportamentos considerados problemáticos não devem ser compreendidos apenas sob uma ótica técnica ou disciplinar, mas como manifestações de conflitos psíquicos e fantasias inconscientes. A partir disso, são abordados conceitos fundamentais como realidade psíquica, recalque, narcisismo, pulsões, ideal do eu e superego, articulando-os ao contexto escolar e à prática docente. Em seguida, são exploradas estratégias pedagógicas inspiradas na ética da psicanálise, como a escuta sensível, a valorização do brincar e o acolhimento da singularidade. Propõe-se que tais estratégias não exigem mudanças estruturais radicais, mas sim um deslocamento na postura do educador, que passa a sustentar uma relação mais ética, afetiva e implicada com os alunos. Conclui-se que a psicanálise, ao iluminar dimensões subjetivas invisibilizadas pela pedagogia tradicional, oferece uma contribuição relevante para a criação de ambientes educativos que favoreçam o amadurecimento emocional e o respeito à singularidade da criança.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Anna Clara Segantini Ederer e Universidade Federal de Lavras
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