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Título: PRIMEIRAS PÁGINAS AS PRÁTICAS DE LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autoria de: Samara Maria Fernandes

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Segundo membro da banca: Melina Carvalho Botelho

Palavras-chaves: Leitura literária, Primeira Infância, Mediação literária, Contação de histórias, Mediação literária

Data da defesa: 02/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 29/06/2025

Data da publicação: 29/06/2025

Referência: Fernandes, S. M. PRIMEIRAS PÁGINAS AS PRÁTICAS DE LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Esta pesquisa tem como centralidade a temática da leitura na primeira infância, dado que, nesta fase tudo é descoberta, tudo é novo e, portanto, é necessário um trabalho delicado e intencional para que o mundo seja compreendido por este novo ser. Nesse contexto, a leitura literária é uma prática necessária, uma vez que, apresentada da forma correta, permite compreender a si e o outro, além de se ver como um ser de linguagem. À luz disso, este estudo tem como objetivo identificar as atividades literárias realizadas na Educação Infantil com crianças bem pequenas, com a finalidade de refletir sobre as ações de mediação literária na primeira infância. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico sobre a temática e uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, na qual investigou-se a prática leitora e de contação de histórias realizadas na Educação Infantil com crianças de 2 e 3 anos, bem como as mediações proporcionadas pelas professoras. Este trabalho toma como base teórica estudos sobre o ato de ler e sua relevância, explorada também em ambientes escolares, defendidos por Freire (1989), Martins (1988), Silva (1999), Silva e Arena (2012) e Goulart (2023). Além disso, a sustentação teórica e conceitual sobre a primeira infância e o trabalho com a leitura nesta fase foi disposta a partir dos estudos de Queiróz (2014), Reyes (2017) e Santiago (2017). Em consonância com a teoria, foi conduzida uma pesquisa com foco qualitativo, na qual foram observadas três propostas de atividades literárias em uma turma da Educação Infantil de crianças com 2 e 3 anos mediadas pela professora mediadas pela bibliotecária e a leitura promovida pela família em casa. Considerando os sujeitos e suas experiências vividas, foi possível concluir que em cada ambiente a leitura se molda às estratégias escolhidas. Esta conclusão reforça a importância das práticas literárias com intencionalidade, independente do ambiente, pois, tratando-se de crianças bem pequenas, as mediações dependem totalmente de um adulto, o qual precisa considerar seu público para que possam participar e contribuir, promovendo sua função enquanto prática social que transforma e auxilia na compreensão de mundo.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110592

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Samara Maria Fernandes e Universidade Federal de Lavras

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