SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: OS CONSELHOS DE ESCOLA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS O QUE REVELAM OS ESTUDOS?

Título alternativo: SCHOOL BOARDS IN ACADEMIC RESEARCH WHAT DO THE STUDIES REVEAL?

Autoria de: Paulo Henrique da Silva

Orientação de: Paulo Henrique Arcas

Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas

Primeiro membro da banca: Juan Jhonatas Noronha Del Giudice

Segundo membro da banca: Emerson Rodrigues Pereira Júnior

Palavras-chaves: gestão democrática, conselhos de escola, pesquisa bibliográfica, educação, administração escolar

Data da defesa: 27/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 10/07/2025

Data da publicação: 10/07/2025

Referência: Silva, P. H. d. OS CONSELHOS DE ESCOLA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS O QUE REVELAM OS ESTUDOS?. 2025. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho de conclusão de curso de graduação, licenciatura em Pedagogia, teve como tema a gestão democrática da educação com foco no papel exercido pelos conselhos escolares. A gestão democrática é um princípio constitucional e, como tal, deve ser seguido por todas as escolas públicas no Brasil. O objetivo geral da pesquisa foi compreender o papel exercido pelos conselhos escolares na gestão democrática das escolas. Para alcançar esse objetivo realizou uma pesquisa qualitativa bibliográfica, a partir da identificação e análise de teses e dissertações que abordaram o tema dos conselhos escolares. Foram identificadas 41 pesquisas e a análise dos resumos das mesmas revelou que os conselhos escolares possuem uma importância extremamente relevante para a gestão democrática da escola, porém, vem enfrentando muitas dificuldades para se constituir em um mecanismo que efetivamente contribua para a gestão democrática.

Abstract: This undergraduate thesis, a degree in Pedagogy, focused on the democratic management of education, focusing on the role played by school councils. Democratic management is a constitutional principle and, as such, must be followed by all public schools in Brazil. The general objective of the research was to understand the role played by school councils in the democratic management of schools. To achieve this objective, qualitative bibliographical research was carried out, based on the identification and analysis of theses and dissertations that addressed the topic of school councils. Forty-one research studies were identified and the analysis of their abstracts revealed that school councils are extremely important for the democratic management of schools but have faced many difficulties in becoming a mechanism that effectively contributes to democratic management.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110591

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paulo Henrique da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo