Título: 1GÊNERO, CUIDADO E EDUCAÇÃO INFANTIL UM ESTUDO SOBRE A NATURALIZAÇÃO DO CUIDAR COMO ATRIBUIÇÃO FEMININA
Autoria de: Monaliza Cristina Pereira Nascimento
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Larissa Figueiredo S. Seixlack Bulhões
Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga
Segundo membro da banca: Luciana Soares da Silva
Palavras-chaves: educação infantil, cuidado, gênero, feminização do magistério, identidade docente.
Data da defesa: 25/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 10/07/2025
Data da publicação: 10/07/2025
Referência: Nascimento, M. C. P. 1GÊNERO, CUIDADO E EDUCAÇÃO INFANTIL UM ESTUDO SOBRE A NATURALIZAÇÃO DO CUIDAR COMO ATRIBUIÇÃO FEMININA. 2025. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a construção histórica e social que naturaliza o cuidado como uma atribuição feminina na Educação Infantil, refletindo sobre os impactos dessa percepção na desvalorização da docência e na construção da identidade profissional das educadoras. Por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, foram selecionadas produções acadêmicas publicadas entre 2019 e 2024 que abordam as intersecções entre gênero, cuidado e educação. A pesquisa evidencia que a feminização do magistério, especialmente na Educação Infantil, está profundamente enraizada em concepções históricas e culturais que associam o cuidado à maternidade, reforçando estereótipos que impactam diretamente o reconhecimento profissional das docentes. As análises indicam que essa associação, impulsionada pelo sistema capitalista patriarcal, contribuiu para a precarização da profissão docente, marcada por baixos salários, sobrecarga de trabalho e ausência de reconhecimento institucional. Além disso, observa-se a exclusão simbólica e prática de homens nesse campo, o que reforça a ideia de que o cuidado com crianças pequenas seria um dom exclusivamente feminino. O estudo também aponta lacunas nas produções acadêmicas quanto à abordagem interseccional, destacando a invisibilidade das experiências de mulheres negras e homens negros na docência da Educação Infantil. A partir dos estudos analisados, defende-se que o cuidado deve ser compreendido como uma prática pedagógica legítima, ética e intencional, desvinculada de atributos essencialistas de gênero. Para tanto, é necessária a valorização do trabalho docente por meio de políticas públicas que assegurem formação continuada, melhores condições de trabalho e reconhecimento social. Conclui-se que a superação dos estigmas associados ao cuidado e à feminização do magistério é fundamental para a construção de uma docência mais plural, justa e emancipada, contribuindo para uma Educação Infantil de maior qualidade e equidade.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Monaliza Cristina Pereira Nascimento e Universidade Federal de Lavras
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