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Título: LITERATURA SURDA uma análise do clássico cinderela e suas especificidades para crianças Surdas na educação infantil

Título alternativo: DEAF LITERATURE an analysis of the classic Cinderella and its specificities for Deaf children in early childhood education

Autoria de: Giovanna Alves

Orientação de: Erica Alves Barbosa

Presidente da banca: Erica Alves Barbosa

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Palavras-chaves: Literatura, Surda, Cinderela, Crianças, Educação

Data da defesa: 23/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 09/07/2025

Data da publicação: 09/07/2025

Referência: Alves, G. LITERATURA SURDA uma análise do clássico cinderela e suas especificidades para crianças Surdas na educação infantil. 2025. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre a importância da literatura surda na Educação Infantil, especialmente por meio da comparação de duas versões da obra Cinderela Surda uma em formato audiovisual e outra impressa. Com abordagem qualitativa, o estudo investiga como as adaptações em Língua Brasileira de Sinais (Libras) contribuem para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e identitário das crianças surdas, destacando elementos culturais, pedagógicos e visuais presentes nas obras. A revisão bibliográfica contempla autores como Oliveira (2010), Coelho (2000), Azevedo (2020), Sutton-Spence (2021) e Fernandes Souza (2012), discutindo temas como literatura infantil, identidade surda, bilinguismo, Libras e inclusão. A análise evidencia que a literatura surda, ao utilizar recursos como Libras, SignWriting, imagens e performance visual, promove acesso equitativo à linguagem, respeitando as especificidades culturais da comunidade surda. Além disso, fortalece a autoestima, a identificação e o pertencimento das crianças, desafiando estruturas literárias tradicionais e promovendo uma educação mais inclusiva e sensível à diversidade.

Abstract: This article aims to analyze the importance of deaf literature in early childhood education, particularly by comparing two versions of the work Cinderella Surda one in audiovisual format and the other in print. Using a qualitative approach, the study investigates how adaptations in Brazilian Sign Language (Libras) contribute to the cognitive, linguistic, and identity development of deaf children, highlighting cultural, pedagogical, and visual elements present in the works. The literature review includes authors such as Oliveira (2010), Coelho (2000), Azevedo (2020), Sutton-Spence (2021), and Fernandes Souza (2012), discussing topics such as childrens literature, deaf identity, bilingualism, Libras, and inclusion. The analysis shows that deaf literature, by using resources such as Libras, SignWriting, images and visual performance, promotes equitable access to language, respecting the cultural specificities of the deaf community. Furthermore, it strengthens childrens self-esteem, identification, and sense of belonging, challenging traditional literary structures and promoting a more inclusive and diversity-sensitive education.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202021165

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giovanna Alves e Universidade Federal de Lavras

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