Título: PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Título alternativo: NATIONAL EDUCATION PLAN (2014-2024) AND YOUTH AND ADULT EDUCATION ANALYSIS OF KNOWLEDGE PRODUCTION
Autoria de: Julia Jennyfer de Andrade
Orientação de: Regilson Maciel Borges
Presidente da banca: Regilson Maciel Borges
Primeiro membro da banca: Juan Jonatha Noronha Del Giudice
Segundo membro da banca: Daniella Gualberto Neves
Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, Plano Nacional de Educação, Direito à educação, Políticas públicas, Marginalização
Data da defesa: 23/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 26/06/2025
Data da publicação: 26/06/2025
Referência: Andrade, J. J. d. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. 2025. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as produções acadêmicas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 - 2024. A partir de uma pesquisa bibliográfica foram examinadas produções científicas que discutem a implementação das metas 8, 9 e 10 do PNE, voltadas à elevação da escolaridade média, à redução do analfabetismo e à integração entre a EJA e educação profissional. A pesquisa identificou que, apesar do reconhecimento legal da EJA como direito público, a modalidade continua marcada por descontinuidade, baixa atratividade curricular e baixo financiamento, revelando a persistência de sua marginalização no cenário educacional brasileiro. A análise revelou ainda que as metas estabelecidas pelo plano não foram integralmente cumpridas, em grande parte devido a ausência de políticas públicas estruturadas, a instabilidade orçamentária e a fragmentação federativa. O discurso oficial embora afirme o direito à educação nem sempre se traduz em práticas efetivas, especialmente quando submetido à lógicas tecnicistas e mercadológicas. Os dados demonstram a necessidade de superar a concepção compensatória da EJA, reconhecendo como uma política pública essencial para promoção da justiça social e cidadania. Conclui-se que a produção analisada não apenas denuncia os limites das políticas educacionais vigentes, mas também aponta a importância da EJA como espaço de emancipação e transformação social.
Abstract: This study aims to analyze academic production related to Youth and Adult Education (EJA) within the framework of Brazils National Education Plan (PNE) 2014????2024. Through bibliographic research, scientific works addressing the implementation of goals 8, 9, and 10 of the PNE were examined. These goals focus on raising the average level of schooling, reducing illiteracy, and integrating EJA with vocational education. The research found that, despite the legal recognition of EJA as a public right, this educational modality remains characterized by discontinuity, low curricular appeal, and insufficient funding, highlighting its continued marginalization within the Brazilian educational landscape. The analysis also revealed that the PNE goals were not fully achieved, largely due to the lack of structured public policies, budgetary instability, and federal fragmentation. While official discourse proclaims the right to education, it does not always translate into effective practices, especially when subjected to technocratic and market-driven logics. The findings underscore the need to move beyond a compensatory approach to EJA and to recognize it as a fundamental public policy for promoting social justice and citizenship. The analyzed literature not only exposes the limitations of current educational policies but also emphasizes the importance of strengthening EJA as a space for emancipation and social transformation.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Julia Jennyfer de Andrade e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo