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Título: A DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E ESTADÃO

Autoria de: Alexandre Paulino Ribeiro de Souza

Orientação de: Regilson Maciel Borges

Presidente da banca: Regilson Maciel Borges

Primeiro membro da banca: Maycon Pádua Reis

Segundo membro da banca: Juan Jonatha Noronha Del Giudice

Palavras-chaves: BNCC, Base Nacional Comum Curricular, Folha de São Paulo, Estadão, políticas educacionais

Data da defesa: 26/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 10/07/2025

Data da publicação: 10/07/2025

Referência: Souza, A. P. R. d. A DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E ESTADÃO. 2025. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a produção jornalística sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) veiculada nos jornais Folha de São Paulo e Estadão, investigando os enquadramentos discursivos e os posicionamentos editoriais, ideológicos e políticos, que, no momento da pesquisa foram adotados por esses veículos em relação à política curricular. O estudo concentrou-se em artigos e editoriais publicados entre 2016 e 2021, período que abrange desde as primeiras discussões públicas da BNCC até as fases iniciais de sua implementação. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, com abordagem qualitativa, envolvendo a seleção e análise de 27 textos (oito da Folha de São Paulo e 17 do Estadão), extraídos por meio do acesso de suas publicações online nas respectivas plataformas digitais de cada um dos jornais, a partir dos descritores quotBNCCquot e quotBase Nacional Comum Curricularquot. Para a interpretação dos dados, foram utilizadas fichas de leitura que permitiram categorizar os argumentos, fontes e estratégias discursivas empregadas pelos jornais. Os resultados preliminares indicam diferenças significativas na cobertura dos dois veículos enquanto a Folha de São Paulo tende a enfatizar críticas relacionadas ao processo de elaboração da BNCC e seus possíveis impactos na autonomia docente, o Estadão frequentemente destaca os benefícios da padronização curricular para a equidade educacional. A análise também revela que a escolha das fontes consultadas reflete as linhas editoriais de cada jornal. Este trabalho busca contribuir para o debate sobre o papel da mídia na construção de narrativas sobre políticas educacionais, destacando como os discursos jornalísticos podem influenciar a percepção pública e o debate educacional.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251201910908

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Alexandre Paulino Ribeiro de Souza e Universidade Federal de Lavras

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