Título: A DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E ESTADÃO
Autoria de: Alexandre Paulino Ribeiro de Souza
Orientação de: Regilson Maciel Borges
Presidente da banca: Regilson Maciel Borges
Primeiro membro da banca: Maycon Pádua Reis
Segundo membro da banca: Juan Jonatha Noronha Del Giudice
Palavras-chaves: BNCC, Base Nacional Comum Curricular, Folha de São Paulo, Estadão, políticas educacionais
Data da defesa: 26/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 10/07/2025
Data da publicação: 10/07/2025
Referência: Souza, A. P. R. d. A DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E ESTADÃO. 2025. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a produção jornalística sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) veiculada nos jornais Folha de São Paulo e Estadão, investigando os enquadramentos discursivos e os posicionamentos editoriais, ideológicos e políticos, que, no momento da pesquisa foram adotados por esses veículos em relação à política curricular. O estudo concentrou-se em artigos e editoriais publicados entre 2016 e 2021, período que abrange desde as primeiras discussões públicas da BNCC até as fases iniciais de sua implementação. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, com abordagem qualitativa, envolvendo a seleção e análise de 27 textos (oito da Folha de São Paulo e 17 do Estadão), extraídos por meio do acesso de suas publicações online nas respectivas plataformas digitais de cada um dos jornais, a partir dos descritores quotBNCCquot e quotBase Nacional Comum Curricularquot. Para a interpretação dos dados, foram utilizadas fichas de leitura que permitiram categorizar os argumentos, fontes e estratégias discursivas empregadas pelos jornais. Os resultados preliminares indicam diferenças significativas na cobertura dos dois veículos enquanto a Folha de São Paulo tende a enfatizar críticas relacionadas ao processo de elaboração da BNCC e seus possíveis impactos na autonomia docente, o Estadão frequentemente destaca os benefícios da padronização curricular para a equidade educacional. A análise também revela que a escolha das fontes consultadas reflete as linhas editoriais de cada jornal. Este trabalho busca contribuir para o debate sobre o papel da mídia na construção de narrativas sobre políticas educacionais, destacando como os discursos jornalísticos podem influenciar a percepção pública e o debate educacional.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Alexandre Paulino Ribeiro de Souza e Universidade Federal de Lavras
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