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Título: O PAPEL DA REDE SOCIAL NA PROMOÇÃO DA LITERATURA ANTIRRACISTA

Autoria de: Kimberly Flor Souza

Orientação de: Luciana Soares da Silva

Presidente da banca: Luciana Soares da Silva

Primeiro membro da banca: Camila Simoes Rosa

Segundo membro da banca: Taynara de Paula Silva

Palavras-chaves: antirracismo, redes sociais, literatura, identidade, raça

Data da defesa: 10/07/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 14/07/2025

Data da publicação: 14/07/2025

Referência: Souza, K. F. O PAPEL DA REDE SOCIAL NA PROMOÇÃO DA LITERATURA ANTIRRACISTA . 2025. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho investiga o papel das redes sociais na promoção de uma educação antirracista, analisando como esses espaços digitais contribuem para a divulgação e o incentivo ao consumo de obras que abordam o racismo e a valorização da cultura negra. A pesquisa busca compreender como influenciadores, escritores e ativistas utilizam a rede social para recomendar livros, compartilhar reflexões e estimular debates sobre a temática. Além disso, discute-se o impacto dessas iniciativas na formação de leitores mais críticos e conscientes das questões raciais. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica, seleção e análise de postagens do perfil Pretinhas leitoras na rede social Instagram, que promovem a literatura antirracista. Os resultados apontam que as redes sociais desempenham um papel relevante na ampliação do acesso a esse tipo de conteúdo, tornando a discussão sobre racismo mais acessível e fomentando o interesse pela literatura como ferramenta de transformação social.

Abstract: This study investigates the role of social media in promoting antiracist education by analyzing how digital platforms contribute to the dissemination and encouragement of reading materials that address racism and celebrate Black culture. The research explores how influencers, writers, and activists use social networks to recommend books, share reflections, and foster discussions on racial issues. It also examines the impact of these initiatives on the development of more critical and socially aware readers. The methodology includes a literature review and the selection and analysis of posts from the Instagram profile Pretinhas Leitoras, which promotes antiracist literature. The findings indicate that social media plays a significant role in expanding access to such content, making discussions about racism more accessible and encouraging reading as a tool for social transformation. Keywords antiracism social media literature.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251201810444

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Kimberly Flor Souza e Universidade Federal de Lavras

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