SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A LUDICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Autoria de: Sabrina Hellen Botelho

Orientação de: Leticia Mendonca Lopes Ribeiro

Presidente da banca: Letícia Mendonça Lopes Ribeiro

Primeiro membro da banca: Bethania Bittencourt Costa e Silva

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: ludicidade, educação Infantil, brincar, desenvolvimento, aprendizagem

Data da defesa: 13/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 09/07/2025

Data da publicação: 09/07/2025

Referência: Botelho, S. H. A LUDICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA . 2025. 13 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A ludicidade, elemento essencial no processo de aprendizagem, revela-se como uma poderosa ferramenta pedagógica na Educação Infantil. Neste sentido, objetivou-se estudar, a partir da bibliografia consultada, a importância das atividades lúdicas para as crianças, considerando a relevância dos recursos pedagógicos na Educação Infantil. Metodologicamente, encarando o presente estudo como uma revisão de literatura que prima pela fundamentação teórica e pela consulta às publicações mais importantes sobre o tema, a presente pesquisa se restringiu à chamada revisão de literatura do tipo narrativa, tendo como base a busca de trabalhos que retrataram a importância da ludicidade e do brincar na vida da criança (Jorge, 2006 Kishimoto, 2011), considerando essa mesma importância na Educação Infantil (Kramer, 2001 Oliveira, 2023). Como resultados, destaca-se a compreensão de que os muitos elementos lúdicos ???????? tais como os jogos, brinquedos e outros objetos brincantes ???????? auxiliam as crianças em seu desenvolvimento cognitivo, físico e social. Logo, reconhece-se que o brincar desenvolve, além de atividades motoras, ações promotoras de criatividade, linguagem, percepção visual, memória, atenção e resolução de problemas. Nesse sentido, admite se o quão importante é a ludicidade na escola. A brincadeira dentro da escola, pode possibilitar às crianças oportunidades de aprender a conviver com seus pares. Esse convívio, além de promover a compreensão do que pode (e o que não deve) ser coletivamente, em um contexto de normativas sociais, impulsiona as crianças a compreenderem o mundo que as cerca e a se fazerem compreendidas neste mesmo mundo. Por fim, reconhece-se também a essencialidade da formação inicial e continuada profissionais, na Educação Infantil, que sejam orientados para formas de ensinar que valorizam a ludicidade.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251201721013

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sabrina Hellen Botelho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo