SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: ALFABETIZAÇÃO UM LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS

Título alternativo: LITERACY A SURVEY OF STUDIES ON INTERVENTION PROPOSALS FROM PLAY ACTIVITIES

Autoria de: Bruna Lara Pedrosa

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Profa. Josiele Vita da Silva Tavares

Segundo membro da banca: Profa. Joselma Silva

Palavras-chaves: educação, alfabetização, ludicidade, brincar, aprendizagem

Data da defesa: 28/02/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 06/03/2025

Data da publicação: 06/03/2025

Referência: Pedrosa, B. L. ALFABETIZAÇÃO UM LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A ludicidade no contexto da alfabetização refere-se à integração de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas como estratégias pedagógicas para facilitar a aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de estudos que analisam o uso da ludicidade no processo de alfabetização, investigando sua eficácia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A pesquisa, fundamenta-se em produções científicas de autores como Soares (2020, 2004), Morais (2019, 2012, 2005, 1995), Cagliari (1989), Kishimoto (2011), Borba (2007), buscando compreender de que maneira a inserção planejada e intencional do lúdico contribui para a alfabetização. A metodologia destaca que os trabalhos enfatizam a ludicidade como um fator que favorece um aprendizado mais dinâmico e significativo, estimulando não apenas a aquisição do sistema de escrita alfabética, mas também o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Dessa forma, destaca-se a importância de incorporar atividades lúdi

Abstract: Playfulness in the context of literacy refers to the integration of games, games and playful activities as pedagogical strategies to facilitate learning. Therefore, this work aims to conduct a survey of studies that analyze the use of playfulness in the literacy process, investigating its effectiveness in developing reading and writing skills. The research, of a bibliographic nature, is based on scientific productions by authors such as Soares (2020, 2004), Morais (2019, 2012, 2005, 1995), Cagliari (1989), Kishimoto (2011), Borba (2007), seeking to understand how the planned and intentional insertion of play contributes to literacy. The methodology highlights that the works emphasize playfulness as a factor that favors more dynamic and meaningful learning, stimulating not only the acquisition of the alphabetic writing system, but also the cognitive, social and emotional development of children. Therefore, the importance of incorporating playful activities into pedagogical practices stands out as an essential

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242202111060

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bruna Lara Pedrosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo