Título: ALFABETIZAÇÃO UM LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS
Título alternativo: LITERACY A SURVEY OF STUDIES ON INTERVENTION PROPOSALS FROM PLAY ACTIVITIES
Autoria de: Bruna Lara Pedrosa
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Profa. Josiele Vita da Silva Tavares
Segundo membro da banca: Profa. Joselma Silva
Palavras-chaves: educação, alfabetização, ludicidade, brincar, aprendizagem
Data da defesa: 28/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 06/03/2025
Data da publicação: 06/03/2025
Referência: Pedrosa, B. L. ALFABETIZAÇÃO UM LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A ludicidade no contexto da alfabetização refere-se à integração de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas como estratégias pedagógicas para facilitar a aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de estudos que analisam o uso da ludicidade no processo de alfabetização, investigando sua eficácia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A pesquisa, fundamenta-se em produções científicas de autores como Soares (2020, 2004), Morais (2019, 2012, 2005, 1995), Cagliari (1989), Kishimoto (2011), Borba (2007), buscando compreender de que maneira a inserção planejada e intencional do lúdico contribui para a alfabetização. A metodologia destaca que os trabalhos enfatizam a ludicidade como um fator que favorece um aprendizado mais dinâmico e significativo, estimulando não apenas a aquisição do sistema de escrita alfabética, mas também o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Dessa forma, destaca-se a importância de incorporar atividades lúdi
Abstract: Playfulness in the context of literacy refers to the integration of games, games and playful activities as pedagogical strategies to facilitate learning. Therefore, this work aims to conduct a survey of studies that analyze the use of playfulness in the literacy process, investigating its effectiveness in developing reading and writing skills. The research, of a bibliographic nature, is based on scientific productions by authors such as Soares (2020, 2004), Morais (2019, 2012, 2005, 1995), Cagliari (1989), Kishimoto (2011), Borba (2007), seeking to understand how the planned and intentional insertion of play contributes to literacy. The methodology highlights that the works emphasize playfulness as a factor that favors more dynamic and meaningful learning, stimulating not only the acquisition of the alphabetic writing system, but also the cognitive, social and emotional development of children. Therefore, the importance of incorporating playful activities into pedagogical practices stands out as an essential
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruna Lara Pedrosa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo