Título: Matemática,na,educação, infantil, empregando,uma, sequência,didática
Título alternativo: Mathematics,in,childhood,education,using,a,didactic,sequence
Autoria de: Raiany Maria Rodrigues Mesquita
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Maria Eduarda de Sales Naves
Segundo membro da banca: Paola Ferreira Alves
Terceiro membro da banca: 0
Quarto membro da banca: 0
Palavras-chaves: lúdico, sequência, didática, matemática, educação
Data da defesa: 31/01/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 12/02/2025
Data da publicação: 12/02/2025
Referência: Mesquita, R. M. R. Matemática,na,educação, infantil, empregando,uma, sequência,didática . 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O presente artigo investiga as estratégias de ensino de matemática na educação infantil, com foco na utilização da sequência didática como ferramenta pedagógica, integrada à abordagem lúdica. O objetivo principal é analisar como essa combinação metodológica pode contribuir para a construção de uma aprendizagem significativa e prazerosa, promovendo o desenvolvimento das habilidades matemáticas em crianças de 3 a 5 anos. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, com base em obras acadêmicas e estudos recentes que abordam a aplicação da sequência didática e da ludicidade no ensino de matemática. A pesquisa estrutura-se em quatro eixos principais a fundamentação teórica da abordagem lúdica e da sequência didática a identificação e análise de práticas pedagógicas aplicadas a avaliação do impacto dessas metodologias no interesse e na compreensão dos conceitos matemáticos pelas crianças e a identificação de desafios e potencialidades relacionadas à sua implementaç
Abstract: Learning,meaningful,education,childrens,teaching,mathematics,playfulness,following,didactics
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Raiany Maria Rodrigues Mesquita e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo