SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Matemática,na,educação, infantil, empregando,uma, sequência,didática

Título alternativo: Mathematics,in,childhood,education,using,a,didactic,sequence

Autoria de: Raiany Maria Rodrigues Mesquita

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Maria Eduarda de Sales Naves

Segundo membro da banca: Paola Ferreira Alves

Terceiro membro da banca: 0

Quarto membro da banca: 0

Palavras-chaves: lúdico, sequência, didática, matemática, educação

Data da defesa: 31/01/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 12/02/2025

Data da publicação: 12/02/2025

Referência: Mesquita, R. M. R. Matemática,na,educação, infantil, empregando,uma, sequência,didática . 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O presente artigo investiga as estratégias de ensino de matemática na educação infantil, com foco na utilização da sequência didática como ferramenta pedagógica, integrada à abordagem lúdica. O objetivo principal é analisar como essa combinação metodológica pode contribuir para a construção de uma aprendizagem significativa e prazerosa, promovendo o desenvolvimento das habilidades matemáticas em crianças de 3 a 5 anos. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, com base em obras acadêmicas e estudos recentes que abordam a aplicação da sequência didática e da ludicidade no ensino de matemática. A pesquisa estrutura-se em quatro eixos principais a fundamentação teórica da abordagem lúdica e da sequência didática a identificação e análise de práticas pedagógicas aplicadas a avaliação do impacto dessas metodologias no interesse e na compreensão dos conceitos matemáticos pelas crianças e a identificação de desafios e potencialidades relacionadas à sua implementaç

Abstract: Learning,meaningful,education,childrens,teaching,mathematics,playfulness,following,didactics

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242202110798

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Raiany Maria Rodrigues Mesquita e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo