Título: O PROCESSO DA AQUISIÇÃO DA ESCRITA UMA ANÁLISE DE DADOS
Título alternativo: THE WRITING ACQUISITION PROCESS A DATA ANALYSIS
Autoria de: Aline Gabriele Furtado
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Coorientação de: Josiele Vita da Silva Tavares
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Segundo membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares
Palavras-chaves: Aquisição da escrita, alfabetização, intervenção docente, práticas pedagógicas, anos iniciais do ensino fundamental.
Data da defesa: 07/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 11/02/2025
Data da publicação: 11/02/2025
Referência: Furtado, A. G. O PROCESSO DA AQUISIÇÃO DA ESCRITA UMA ANÁLISE DE DADOS. 2025. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A aquisição da escrita é um processo gradual que se inicia na infância, quando as crianças, inseridas em uma cultura do escrito, demonstram curiosidade pela escrita e começam a associar sons da fala às letras do alfabeto. Esse processo se desenvolve ao longo da educação infantil, quando as crianças começam a formar palavras e frases simples, mesmo antes da fase específica da alfabetização. Durante esse período, é importante que o ensino da escrita seja orientado por práticas pedagógicas que considerem o que as crianças já conhecem sobre a escrita, permitindo-lhes compreender as variações e especificidades desse processo. Este estudo tem como objetivo analisar as pesquisas brasileiras recentes sobre a aquisição da linguagem escrita nos primeiros anos do ensino fundamental, com foco nas práticas pedagógicas e intervenções docentes. A pesquisa busca explorar o papel da intervenção docente na superação das dificuldades enfrentadas pelas crianças no processo de aprendizagem da escrita, utilizando como referencial teórico autores como Ferreiro (2001), Ferreiro e Teberoski (1999), e Soares (2016) Como metodologia, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica no período de 2000 a 2024, com critério de pesquisas que abordassem a temática dentro dos objetivos estabelecidos na pesquisa. As análises apontam que a aprendizagem da escrita deve ser vista como um fenômeno dinâmico e contextualizado, sendo essencial que os educadores reconheçam as diferentes etapas desse processo e adotem abordagens que atendam às necessidades específicas de cada aluno. Além disso, sugere-se que a formação dos educadores vá além das técnicas de escrita, promovendo uma compreensão do papel da linguagem na sociedade e incentivando a construção ativa do conhecimento pelos alunos. Assim, ao criar um ambiente de aprendizagem colaborativa, os educadores podem contribuir para o desenvolvimento de escritores competentes e críticos.
Abstract: The acquisition of writing is a gradual process that begins in childhood, when children, immersed in a culture of writing, show curiosity about writing and begin to associate speech sounds with the letters of the alphabet. This process develops throughout early childhood education, when children begin to form simple words and sentences, even before the specific literacy phase. During this period, it is important that the teaching of writing be guided by pedagogical practices that consider what children already know about writing, allowing them to understand the variations and specificities of this process. This study aims to analyze recent Brazilian research on the acquisition of written language in the early years of elementary school, focusing on pedagogical practices and teaching interventions. The research aims to explore the role of teaching intervention in overcoming the difficulties faced by children in the process of learning to write, using as a theoretical framework authors such as Ferreiro (2001), Ferreiro and Teberoski (1999), and Soares (2016). As a methodology, a bibliographical research was developed in the period from 2000 to 2024, with criteria of researches that addressed the theme within the objectives established in the research. The analyses indicate that learning to write should be seen as a dynamic and contextualized phenomenon, and it is essential that educators recognize the different stages of this process and adopt approaches that meet the specific needs of each student. In addition, it is suggested that the training of educators goes beyond writing techniques, promoting an understanding of the role of language in society and encouraging the active construction of knowledge by students. Thus, by creating a collaborative learning environment, educators can contribute to the development of competent and critical writers.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Aline Gabriele Furtado e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo