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Título: A ESCRITA ESPONTÂNEA NA ALFABETIZAÇÃO UM ESTUDO A PARTIR DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

Título alternativo: SPONTANEOUS WRITING IN LITERACY A STUDY FROM THE PSYCHOGESIS OF WRITTEN LANGUAGE

Autoria de: Eduarda Cristina Silveira Bassi

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Palavras-chaves: Alfabetização, Escrita espontânea, Hipóteses de escrita, Emília Ferreiro, Psicogênese

Data da defesa: 18/12/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 29/01/2025

Data da publicação: 29/01/2025

Referência: Bassi, E. C. S. A ESCRITA ESPONTÂNEA NA ALFABETIZAÇÃO UM ESTUDO A PARTIR DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA. 2025. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições da psicogênese da língua escrita proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky acerca das hipóteses de escrita com a finalidade de acompanhar o processo de compreensão da escrita de crianças e de refletir sobre o momento da alfabetização. Para isso, assume-se uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria da Psicogênese da língua Escrita, proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky e uma pesquisa de campo em que se aplicou os testes de sondagem da escrita com crianças do 2???????????????? ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de uma cidade do Sul de Minas Gerais. O acompanhamento demonstrou que as crianças realmente passam pelas fases da escrita e vão avançando de acordo com as interações e os estímulos com a leitura e a escrita incentivados pela professora, a partir de atividades voltadas para o desenvolvimento dessas habilidades.

Abstract: This work aims to identify the contributions of the psychogenesis of written language proposed by Emília Ferreiro and Ana Teberosky regarding writing hypotheses with the purpose of monitoring the process of understanding childrens writing and reflecting on the moment of literacy. To achieve this, bibliographical research is undertaken on the theory of Psychogenesis of Written Language, proposed by Emília Ferreiro and Ana Teberosky, and field research in which writing survey tests were applied to children in the 2nd year of education. elementary school, from a public school in a city in the south of Minas Gerais. The monitoring demonstrated that children really go through the writing phases and progress according to the interactions and stimuli with reading and writing that are encouraged by the teacher, based on activities aimed at developing these skills.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242202021100

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Eduarda Cristina Silveira Bassi e Universidade Federal de Lavras

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