Título: A ESCRITA ESPONTÂNEA NA ALFABETIZAÇÃO UM ESTUDO A PARTIR DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA
Título alternativo: SPONTANEOUS WRITING IN LITERACY A STUDY FROM THE PSYCHOGESIS OF WRITTEN LANGUAGE
Autoria de: Eduarda Cristina Silveira Bassi
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Palavras-chaves: Alfabetização, Escrita espontânea, Hipóteses de escrita, Emília Ferreiro, Psicogênese
Data da defesa: 18/12/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 29/01/2025
Data da publicação: 29/01/2025
Referência: Bassi, E. C. S. A ESCRITA ESPONTÂNEA NA ALFABETIZAÇÃO UM ESTUDO A PARTIR DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA. 2025. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições da psicogênese da língua escrita proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky acerca das hipóteses de escrita com a finalidade de acompanhar o processo de compreensão da escrita de crianças e de refletir sobre o momento da alfabetização. Para isso, assume-se uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria da Psicogênese da língua Escrita, proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky e uma pesquisa de campo em que se aplicou os testes de sondagem da escrita com crianças do 2???????????????? ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de uma cidade do Sul de Minas Gerais. O acompanhamento demonstrou que as crianças realmente passam pelas fases da escrita e vão avançando de acordo com as interações e os estímulos com a leitura e a escrita incentivados pela professora, a partir de atividades voltadas para o desenvolvimento dessas habilidades.
Abstract: This work aims to identify the contributions of the psychogenesis of written language proposed by Emília Ferreiro and Ana Teberosky regarding writing hypotheses with the purpose of monitoring the process of understanding childrens writing and reflecting on the moment of literacy. To achieve this, bibliographical research is undertaken on the theory of Psychogenesis of Written Language, proposed by Emília Ferreiro and Ana Teberosky, and field research in which writing survey tests were applied to children in the 2nd year of education. elementary school, from a public school in a city in the south of Minas Gerais. The monitoring demonstrated that children really go through the writing phases and progress according to the interactions and stimuli with reading and writing that are encouraged by the teacher, based on activities aimed at developing these skills.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Eduarda Cristina Silveira Bassi e Universidade Federal de Lavras
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