Título: EXPLORANDO O MARAVILHOSO LITERÁRIO E A COMPETÊNCIA LEITORA EM ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Título alternativo: EXPLORING THE LITERARY MARVELOUS AND READING COMPETENCE IN ALICES ADVENTURES IN WONDERLAND
Autoria de: Rafaela Cardoso Carvalho
Orientação de: Dalva de Souza Lobo
Presidente da banca: Dalva de Souza Lobo
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Mariana Mazoti Gama
Palavras-chaves: Maravilhoso literário, Alice no País das Maravilhas, Estética da Recepção, Competência leitora, Robert Jauss
Data da defesa: 27/01/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 12/02/2025
Data da publicação: 12/02/2025
Referência: Carvalho, R. C. EXPLORANDO O MARAVILHOSO LITERÁRIO E A COMPETÊNCIA LEITORA EM ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. 2025. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A formação leitora é um desafio que se coloca desde a infância para a educação, pois ler implica, além da competência linguística, a habilidade de (re)conhecer o mundo para além do texto escrito, ou seja, (re)conhecê-lo na perspectiva do letramento literário. Ao fazê-lo, o leitor desenvolve e aprimora, também, sua capacidade de escrita, o que propicia retextualizações criativas e competentes, questão importante para o desenvolvimento da competência leitora. Considerando tal desafio, este estudo se debruçou sobre o maravilhoso literário presente na obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, problematizando a influência de tal elemento na competência leitora de crianças do Ensino Fundamental. A hipótese de que a ludicidade e os questionamentos da narrativa contribuem para o desenvolvimento linguístico e para as habilidades de leitura e de escrita, ensejou compreender a configuração dos elementos da narrativa de Alice no país das maravilhas sob a perspectiva do Maravilhoso literário. A metodologia, de abordagem qualitativa, fundamentou-se principalmente nos conceitos de Estética da Recepção e na Morfologia do Conto Maravilhoso, dos teóricos Robert Jauss, Wolfgang Iser e Vladimir Propp, respectivamente, os quais foram mobilizados para analisar fragmentos da obra de Carroll, evidenciando sua relação com as competências leitora e linguística. Como resultado, a pesquisa considerou que formar leitores competentes demanda a interação lúdica com o texto, do que derivam experiências transformadoras, visto que o leitor competente adquire uma percepção mais ampla sobre o que lê e escreve. Nesse sentido, espera-se, assim, contribuir para o aprimoramento do repertório linguístico, literário e cultural das crianças, bem como com sua educação estética.
Abstract: Reader formation is a challenge posed to education from early childhood, as reading involves, in addition to linguistic competence, the ability to (re)cognize the world beyond the written text, that is, to (re)cognize it from the perspective of literary literacy. In doing so, the reader also develops and enhances their writing skills, fostering creative and competent retextualizations, which is an important factor in developing reading competence. Considering this challenge, this study focused on the literary marvelous element present in Alices Adventures in Wonderland by Lewis Carroll, questioning the influence of this element on the reading competence of primary school children. The hypothesis that playfulness and the questions raised by the narrative contribute to linguistic development as well as reading and writing skills led to an understanding of how the elements of the Alices Adventures in Wonderland narrative are configured from the perspective of the literary marvelous. The methodology, based on a qualitative approach, was primarily grounded in the concepts of Reception Aesthetics and the Morphology of the Marvelous Tale, drawing on the theories of Robert Jauss, Wolfgang Iser, and Vladimir Propp, respectively, who were employed to analyze excerpts from Carroll????????????????s work, highlighting its relationship with reading and linguistic competences. As a result, the research considered that forming competent readers requires playful interaction with the text, from which transformative experiences arise, given that a competent reader acquires a broader perception of what they read and write. In this sense, the study aims to contribute to the enhancement of childrens linguistic, literary, and cultural repertoire, as well as their aesthetic education.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafaela Cardoso Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo