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Título: O Transtorno do Espectro Autista e a Inclusão Escolar Desafios e Possibilidades

Título alternativo: AUTISTIC SPECTRUM DISORDER AND SCHOOL INCLUSION CHALLENGES AND POSSIBILITIES

Autoria de: Livia Cristinny Silva Machado

Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Primeiro membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Transtorno do Espectro Autista, inclusão escolar, Atendimento Educacional Especializado, Autismo, Educação Inclusiva

Data da defesa: 09/12/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 05/02/2025

Data da publicação: 05/02/2025

Referência: Machado, L. C. S. O Transtorno do Espectro Autista e a Inclusão Escolar Desafios e Possibilidades. 2025. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Os profissionais da Educação, em seu cotidiano e ao longo de sua trajetória profissional, enfrentam desafios ao atender as múltiplas formas de aprendizagem de seus alunos, especialmente daqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante dessa perspectiva, este trabalho de conclusão de curso aborda o Transtorno do Espectro Autista e sua relação com a Educação Especial com o objetivo principal de analisar os desafios enfrentados na educação inclusiva, no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, e apresentar estratégias e práticas que, ao serem implementadas, possam garantir uma participação ampla, positiva e avanços no desenvolvimento dos alunos. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e análise de caso, possibilitando a conexão entre teoria e prática. O presente estudo apresenta, em um primeiro momento, a fundamentação teórica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo sua definição, características, dificuldades e comportamentos gerais, além de como esses aspectos podem, de certa forma, afetar as vivências escolares, considerando as singularidades dos alunos autistas. Em um segundo momento, são apresentadas as legislações relacionadas à inclusão escolar, destacando diretrizes e leis que asseguram o direito à educação para todas as crianças, promovendo condições de igualdade e reforçando o papel da educação inclusiva na construção de uma sociedade igualitária. Em um terceiro momento, discutem-se os desafios, possibilidades e práticas de inclusão voltadas especificamente para alunos com TEA, visando atender às suas necessidades individuais. Por fim, são apresentadas considerações finais, com base na análise de dados obtidos durante a pesquisa, destacando pontos que devem ser observados para uma inclusão escolar positiva e acolhedora, em que esses alunos possam desenvolver integralmente suas habilidades acadêmicas e sociais.

Abstract: Education professionals,in their daily lives and throughout their professional careers, face challenges when meeting the multiple forms of learning of their students, especially those with Autism Spectrum Disorder (ASD). Given this perspective, this final course work addresses Autism Spectrum Disorder and its relationship with Special Education, with the main objective of analyzing the challenges faced in inclusive education, in the teaching and learning process in the school environment, and presenting strategies. and practices that, when implemented, can ensure broad, positive participation and advances in student development. The research used a qualitative approach, based on bibliographic research and case analysis, enabling the connection between theory and practice. The present study presents, in a f irst moment, the theoretical basis on Autism Spectrum Disorder (ASD), including its definition, characteristics, difficulties and general behaviors, in addition to how these aspects can, in a certain way, affect school experiences, considering the singularities of autistic students. In a second moment, the legislation related to school inclusion is presented, highlighting guidelines and laws that ensure the right to education for all children, promoting conditions of equality and reinforcing the role of inclusive education in building an egalitarian society. In a third moment, the challenges, possibilities and inclusion practices aimed specifically at students with ASD are discussed, aiming to meet their individual needs. Finally, final considerations are presented, based on the analysis of data obtained during the research, highlighting points that must be observed for a positive and welcoming school inclusion, where these students can fully develop their academic and social skills.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242202020957

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Livia Cristinny Silva Machado e Universidade Federal de Lavras

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