Título: AS BRINQUEDOTECAS UNIVERSITÁRIAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE BRINCANTE
Título alternativo: THE PUBLIC UNIVERSITY TOYSHOPS OF MINAS GERAIS AND PLAYFUL TEACHER TRAINING
Autoria de: Pamela Juliana Figueiredo
Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima
Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Primeiro membro da banca: Braian Garrito Veloso
Segundo membro da banca: Beatriz Maria de Nazaré Siqueira
Palavras-chaves: brinquedoteca universitária, universidade, formação de professores, cultura infantil, infância
Data da defesa: 04/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 10/02/2025
Data da publicação: 10/02/2025
Referência: Figueiredo, P. J. AS BRINQUEDOTECAS UNIVERSITÁRIAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE BRINCANTE . 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Compreende-se que as brinquedotecas, nos contextos de formação de inicial e continuada de professores, cumprem um papel relevante de oportunizar, pela sua natureza formativa, experiências e vivências lúdicas também a professores e futuros professores em que a formação docente esteja comprometida com os brincares e com o desenvolvimento infantil. É nesse contexto em que o trabalho em tela se insere, cujo objetivo é o de investigar as iniciativas realizadas pelas brinquedotecas universitárias federais do estado de Minas Gerais no que tange à formação docente comprometida com os brincares, com as crianças e infâncias. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo documental, em que foram pesquisadas no banco de dados das universidades federais a existência de brinquedotecas, modos de trabalho e iniciativas com foco na formação de professores e atendimento às crianças no espaço brincante. Ao todo, foram pesquisadas 8 Universidades Federais existentes no estado de Minas Gerais. Os resultados apontam que o trabalho desenvolvido pelas brinquedotecas mineiras respeita a composição sugerida pela ABBri, tendo como ponto primordial respeitar a cultura regional, trazendo materiais estruturados e não estruturados garantindo às crianças diferentes possibilidades do brincar. No que tange à formação de professores, é possível perceber que as brinquedotecas mineiras apresentam preocupação com a formação de docente comprometidos e inspirados a partir dos diferentes brincares quando dispõem aos estudantes da graduação experiências formativas relevantes para desempenhar no futuro um trabalho docente brincante.
Abstract: It is understood that toy libraries, in the contexts of initial and continuing teacher training, play an important role in providing, due to their formative nature, playful experiences and experiences also for teachers and future teachers in which teacher training is committed to play. and child development. It is in this context that the work on screen is inserted, whose objective is to investigate the initiatives carried out by federal university toy libraries in the state of Minas Gerais with regard to teacher training committed to play, children and childhood. To this end, qualitative documentary research was carried out, in which the existence of toy libraries, working methods and initiatives focused on teacher training and assistance to children in the playing space were researched in the database of federal universities. In total, 8 Federal Universities in the state of Minas Gerais were researched. The results indicate that the work carried out by Minas Gerais toy libraries respects the composition suggested by ABBri, with the main point of respecting regional culture, bringing structured and unstructured materials guaranteeing children different possibilities for playing. Regarding teacher training, it is possible to see that toy libraries in Minas Gerais are concerned with training teachers who are committed and inspired by different games when they provide undergraduate students with relevant training experiences to carry out playful teaching work in the future.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Pamela Juliana Figueiredo e Universidade Federal de Lavras
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