Título: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PUBLICADA SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19
Título alternativo: THE PRODUCTION OF PUBLISHED KNOWLEDGE ON LITERACY DURING THE COVID-19 PANDEMIC
Autoria de: Isabella Millenia Diniz Silverio
Orientação de: Regilson Maciel Borges
Presidente da banca: Regilson Maciel Borges
Primeiro membro da banca: Daniella Gualberto Neves
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: alfabetização, covid-19, ensino remoto, políticas educacionais, letramento
Data da defesa: 31/01/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 12/02/2025
Data da publicação: 12/02/2025
Referência: Silverio, I. M. D. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PUBLICADA SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19 . 2025. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este estudo analisa as produções de conhecimento publicadas sobre a alfabetização durante a pandemia de COVID-19, com foco nos seguintes aspectos desafios enfrentados, estratégias empregadas e impactos no ensino fundamental. Utilizando uma metodologia bibliográfica, foram examinados artigos relevantes para identificar os efeitos da transição para o ensino remoto, as desigualdades no acesso à tecnologia e as lacunas na aprendizagem. Entre os referenciais teóricos destacam-se Magda Soares e Emília Ferreiro, que oferecem uma compreensão sociocultural e construtivista do processo de alfabetização. Os resultados evidenciam que, apesar das inovações pedagógicas , como o uso do método fônico e práticas de letramento digital, a falta de infraestrutura e suporte afetou significativamente a qualidade do ensino. Espera-se, que esse trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de outras pesquisas na área e com a formulação de políticas educacionais mais inclusivas que proponha soluções a fim de minimizar os impactos da pandemia e promover uma alfabetização equitativa.
Abstract: This study analyzes the knowledge productions published on literacy during the COVID-19 pandemic, focusing on the following aspects challenges faced, strategies employed and impacts on primary education. Using a bibliographic methodology, relevant articles were examined to identify the effects of the transition to remote education, inequalities in access to technology and gaps in learning. Among the theoretical references are Magda Soares and Emília Ferreiro, who offer a sociocultural and constructivist understanding of the literacy process. The results show that, despite pedagogical innovations such as the use of the phonic method and digital literacy practices, the lack of infrastructure and support has significantly affected the quality of teaching. It is hoped that this work can contribute to the development of further research in the area and to the formulation of more inclusive educational policies that propose solutions in order to minimize the impacts of the pandemic and promote equitable literacy.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabella Millenia Diniz Silverio e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo