SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A arte como produção poética ??da?? infância

Título alternativo: Art as poetic production of Childhood

Autoria de: Alana Navega Barbara

Orientação de: Dalva de Souza Lobo

Presidente da banca: Dalva de Souza Lobo

Primeiro membro da banca: Fernanda Ferrari Barbosa

Segundo membro da banca: Mariana Mazotti Gama

Palavras-chaves: arte, produção, poética da infância, psicologia da arte, desenvolvimento

Data da defesa: 28/01/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 12/02/2025

Data da publicação: 12/02/2025

Referência: Barbara, A. N. A arte como produção poética ??da?? infância. 2025. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho aborda a dimensão educativa da arte como produção poética da infância, entendendo a arte como uma atividade espontânea que se configura mesmo antes de a criança ingressar na escola, continuando a se manifestar ao longo do período escolar e para além deste. Nesse contexto, o problema de pesquisa teve como objetivo refletir em que medida a arte, como produção poética da infância, potencializa o desenvolvimento da criança, assumindo como objetivo geral compreender como se configura a dimensão do poético produzido pela criança e, como objetivo específico, investigar a interlocução entre a produção poética da infância e o desenvolvimento da criança. Para tanto, a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, com base na perspectiva exploratória bibliográfica, mobilizou-se o conceito de arte-educação, de Ana Mae Barbosa e o de psicologia da arte, de Lev Vigotski. Como procedimento metodológico, o trabalho foi dividido em dois capítulos, nos quais foram apresentados, respectivamente, os aportes teóricos, no capítulo 1, e sua configuração na produção poética da infância com vistas ao desenvolvimento no capítulo 2. Dentre os resultados, destacou-se a importância da arte como uma poderosa forma de produção poética da infância e sua capacidade de estimular o desenvolvimento integral da criança na formação da sua sensibilidade, criatividade e expressão emocional. Assim, espera-se que a arte seja reconhecida não apenas como objeto de ensino, mas como um caminho de autodescoberta e expressão infantil.

Abstract: This work addresses the educational dimension of art as a poetic production of childhood, understanding art as a spontaneous activity that takes shape even before the child enters school, continuing to manifest itself throughout the school period and beyond. In this context, the research problem aimed to reflect to what extent art, as childhood poetic production, enhances the childs development, assuming as a general objective to understand how the dimension of poetry produced by the child is configured and, as a specific objective, to investigate the dialogue between childhood poetic production and the childs development. To this end, from qualitative research, based on an exploratory bibliographical perspective, the concept of art education, by Ana Mae Barbosa, and the psychology of art, by Lev Vigotski, was mobilized. As a methodological procedure, the work will be divided into two chapters, in which the theoretical contributions were presented, respectively, in chapter 1, and their configuration in childhood poetic production with a view to development in chapter 2. Among the results, the importance of art as a powerful form of childhood poetic production and its ability to stimulate the childs integral development in the formation of their sensitivity, creativity and emotional expression stood out. Thus, it is expected that art will be recognized not only as an object of teaching, but as a path of self-discovery and childrens expression

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242202020497

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Alana Navega Barbara e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo