Título: Racismo e sexismo na Educação Ponderações negro-feminista e exclamações pela transformação
Título alternativo: Racism and sexism in Education Black-feminist considerations and exclamations for transformation
Autoria de: Luiza Gabriela dos Santos
Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho
Presidente da banca: Alexandre Filord de Carvalho
Primeiro membro da banca: Camila Simões Rosa
Segundo membro da banca: Núbia Cristina Sulz Lyra Correa
Palavras-chaves: feminismo negro, mulher negra, democracia racial, justiça educacional, racismo
Data da defesa: 07/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 11/02/2025
Data da publicação: 11/02/2025
Referência: Santos, L. G. d. Racismo e sexismo na Educação Ponderações negro-feminista e exclamações pela transformação. 2025. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O presente trabalho visa discutir os fundamentos do pensamento da intelectual negra Lélia Gonzalez (2020) em direção ao breve estudo da história formativa de nossa sociedade brasileira, com enfoque à educação capitalista. Dessa maneira, tem como objetivo problematizar o racismo brasileiro a fim de estudar questões vinculadas à justiça educacional, em busca de uma conscientização tangente à raça e gênero, para uma educação equitativa antirracista e negro feminista. Esta é uma pesquisa bibliográfica, portanto, a metodologia é centrada qualitativamente na exegese e análise do texto em foco. As técnicas de pesquisas se deram em três etapas etapa do trabalho conceitual, com a revisão bibliográfica referência (Gonzalez, 2020) etapa do trabalho acadêmico, com as pesquisas desenvolvidas com ao menos outros 3 livros (KILOMBA, 2019), (FEDERICI trad. CANDIANI, 2019) e (FEDERICI, 2019) e etapa de produção de conhecimento. Em conclusão, espera-se dar voz e novos justos lugares àquelas que foram factualmente exploradas, violentadas, perseguidas, excluídas e marginalizadas, sobretudo, invisibilizadas e silenciadas por um longo tempo, em um sistema estrutural que é racista, machista, sexista e LGBTQIAfóbico. Conjectura-se neste trabalho o resgate e a valorização da negritude para a construção da nossa identidade negro feminista e recuperação da nossa autoestima, defendendo a ascensão e melhorias das condições de existência das mulheres negras no Brasil, por meio de políticas públicas que oportunizem a entrada e a permanência de mulheres negras em posições de liderança, com o devido respeito e reconhecimento de suas potencialidades em contribuir com uma efetiva mudança no futuro do nosso país. Na educação, em específico, essas contribuições avançarão na medida em que contestarmos os padrões branco-macho normativos, desvanecendo modelos discriminatórios impostos às pessoas negras.
Abstract: The present work aims to discuss the foundations of the thinking of the black intellectual Lélia Gonzalez (2020) towards a brief study of the formative history of our Brazilian society, with a focus on contemporary education. In this way, it aims to problematize Brazilian racism in order to study issues linked to educational justice, in search of awareness regarding race and gender, for an equitable anti-racist and black feminist education. This is a bibliographical research, therefore, the methodology is qualitatively centered on the exegesis and analysis of the text in focus. The research techniques took place in three stages the conceptual work stage, with the reference literature review (Gonzalez, 2020) stage of academic work, with research developed with at least 3 other books (KILOMBA, 2019), (FEDERICI trans. CANDIANI, 2019) and (FEDERICI, 2019) and knowledge production stage. In conclusion, we hope to give voice and new fair places to those who were factually exploited, violated, persecuted, excluded and marginalized, above all, made invisible and silenced for a long time, in a structural system that is racist, sexist, sexist and LGBTQIA phobic. This work conjectures the rescue and valorization of blackness for the construction of our black feminist identity and recovery of our self-esteem, defending the rise and improvements of the conditions of existence of black women in Brazil, through public policies that provide opportunities for entry and the permanence of black women in leadership positions, with due respect and recognition of their potential to contribute to effective change in the future of our country. In education, specifically, these contributions will advance as we challenge normative white-male standards, fading discriminatory models imposed on black people.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luiza Gabriela dos Santos e Universidade Federal de Lavras
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