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Título: Aplicativos digitais de contação de histórias na alfabetização

Autoria de: Ingrid Luara da Silva Braga

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares

Segundo membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Palavras-chaves: Aplicativos digitais, contação de histórias, alfabetização, letramento, tecnologias digitais.

Data da defesa: 07/02/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 11/02/2025

Data da publicação: 11/02/2025

Referência: Braga, I. L. d. S. Aplicativos digitais de contação de histórias na alfabetização. 2025. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), como parte de uma iniciação científica voltada para a investigação das possibilidades de mediação dos recursos digitais no processo de alfabetização. A pesquisa em questão explorou a maneira como aplicativos literários podem contribuir para a aquisição da escrita e para a ampliação da interação e da compreensão leitora das crianças em fase inicial de escolarização. Para isso, fundamenta-se em referenciais teóricos que abordam a alfabetização e o letramento. As tecnologias digitais de comunicação e informação têm ganhado cada vez mais espaço na sociedade. As atividades de leitura e escrita, agora não se resumem ao impresso, e passam a ser mediadas pelos recursos digitais, configurando uma cultura escrita digital. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento das produções acadêmicas referentes à utilização de aplicativos literários em turmas de alfabetização, com a finalidade de refletir sobre a mediação dos recursos digitais no processo de aquisição da escrita e compreender as possibilidades de interação e compreensão leitora das narrativas digitais e aplicar atividades de leitura a partir de aplicativos literários. Para isso, optou-se por uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Soares (2002 20 04 2009) sobre alfabetização e letramento, nos estudos de Rojo (2012) sobre multiletramentos, Ribeiro e Coscarelli (2007) e Coscarelli (2016). Em um primeiro momento realizamos um levantamento das produções científicas disponíveis na plataforma Scielo sobre os aplicativos digitais de contação de histórias, para em seguida realizarmos atividades de leitura a partir do uso de aplicativos digitais de contação de histórias, abertos e gratuitos com crianças do 2º Ano do ensino fundamental. Dessa forma, torna-se necessário aos educadores, conhecer as diferentes possibilidades que os recursos digitais apresentam e como podem contribuir para o aprendizado, especificamente em relação às obras digitais destinadas às crianças.

Abstract: This work is the result of research developed within the scope of the Institutional Scientific Initiation Grant Program (PIBIC), as part of a scientific initiation focused on investigating the possibilities of mediation of digital resources in the literacy process. The research in question explored the way in which literary applications can contribute to the acquisition of writing and to the expansion of interaction and reading comprehension of children in the early stages of schooling. To this end, it is based on theoretical frameworks that address literacy and literacy. Digital communication and information technologies have been gaining more and more space in society. Reading and writing activities are now no longer limited to print, and are now mediated by digital resources, configuring a digital written culture. In view of this, this research aimed to conduct a survey of academic productions regarding the use of literary applications in literacy classes, with the purpose of reflecting on the mediation of digital resources in the process of acquiring writing skills and understanding the possibilities of interaction and reading comprehension of digital narratives and applying reading activities based on literary applications. To this end, we opted for a bibliographical research based on the studies of Soares (2002 2004 2009) on literacy and literacy, on the studies of Rojo (2012) on multiliteracies, Ribeiro and Coscarelli (2007) and Coscarelli (2016). First, we conducted a survey of the scientific productions available on the Scielo platform on digital storytelling applications, and then we carried out reading activities based on the use of open and free digital storytelling applications with children in the 2nd year of elementary school. Therefore, it becomes necessary for educators to know the different possibilities that digital resources present and how they can contribute to learning, specifically in relation to digital works intended for children.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242202020271

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ingrid Luara da Silva Braga e Universidade Federal de Lavras

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