SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALGUNS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A SUA EFETIVAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autoria de: Maria Paula Fernandes Melo

Orientação de: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Presidente da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Primeiro membro da banca: Braian Garrito Veloso

Segundo membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Terceiro membro da banca: Lidia Goria Viana

Palavras-chaves: mudanças, inclusão escolar, educação especial, desafios, educação

Data da defesa: 03/02/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 10/02/2025

Data da publicação: 10/02/2025

Referência: Melo, M. P. F. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALGUNS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A SUA EFETIVAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR . 2025. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A educação inclusiva tem se tornado um tema cada vez mais relevante nas discussões sociais e educacionais. No Brasil, diversas propostas e leis foram elaboradas com o objetivo de estabelecer os direitos das pessoas com deficiência no processo de inclusão. Mesmo após a promulgação destas leis, os alunos com deficiência ainda encontram alguns desafios em relação à educação inclusiva. Este trabalho apresenta o histórico e o surgimento da educação inclusiva, trazendo leis que sustentam esta proposta, além de discutir os desafios enfrentados nesse processo, como a falta de respeito às diferenças e os problemas relacionados à acessibilidade. Durante minha infância, presenciei e ouvi relatos de situações em que pessoas com deficiência enfrentaram dificuldades no contexto escolar, o que despertou meu interesse em aprofundar o tema. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os principais desafios encontrados para a efetivação da educação inclusiva no ambiente escolar O tema foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica ancorada em autores como Mazzota (2001), Mantoan (2003), Mendes (2010) e Sassaki (2005). O estudo ajudou a identificar que um dos caminhos para superar estes desafios é uma mudança de perspectiva da sociedade, evoluindo para a construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242202011061

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Paula Fernandes Melo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo