Título: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALGUNS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A SUA EFETIVAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Autoria de: Maria Paula Fernandes Melo
Orientação de: Elisangela Brum Cardoso Xavier
Presidente da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier
Primeiro membro da banca: Braian Garrito Veloso
Segundo membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis
Terceiro membro da banca: Lidia Goria Viana
Palavras-chaves: mudanças, inclusão escolar, educação especial, desafios, educação
Data da defesa: 03/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 10/02/2025
Data da publicação: 10/02/2025
Referência: Melo, M. P. F. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALGUNS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A SUA EFETIVAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR . 2025. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A educação inclusiva tem se tornado um tema cada vez mais relevante nas discussões sociais e educacionais. No Brasil, diversas propostas e leis foram elaboradas com o objetivo de estabelecer os direitos das pessoas com deficiência no processo de inclusão. Mesmo após a promulgação destas leis, os alunos com deficiência ainda encontram alguns desafios em relação à educação inclusiva. Este trabalho apresenta o histórico e o surgimento da educação inclusiva, trazendo leis que sustentam esta proposta, além de discutir os desafios enfrentados nesse processo, como a falta de respeito às diferenças e os problemas relacionados à acessibilidade. Durante minha infância, presenciei e ouvi relatos de situações em que pessoas com deficiência enfrentaram dificuldades no contexto escolar, o que despertou meu interesse em aprofundar o tema. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os principais desafios encontrados para a efetivação da educação inclusiva no ambiente escolar O tema foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica ancorada em autores como Mazzota (2001), Mantoan (2003), Mendes (2010) e Sassaki (2005). O estudo ajudou a identificar que um dos caminhos para superar estes desafios é uma mudança de perspectiva da sociedade, evoluindo para a construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Paula Fernandes Melo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo