Título: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoria de: Keila Renata Pereira
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis
Palavras-chaves: educação, matemática, ludicidade, pedagogia da infância, aprendizagem integral.
Data da defesa: 11/12/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 29/01/2025
Data da publicação: 29/01/2025
Referência: Pereira, K. R. PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2025. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de valorizar a cultura e a forma de expressão infantil, o brincar, no processo escolar da Educação Infantil e na aquisição de conceitos matemáticos, buscando novas estratégias para o ensino e a aprendizagem integral dos estudantes. Para isso, considera-se a valorização da infância, da cultura e da forma de expressão infantil, o brincar, no processo escolar de aquisição de conceitos matemáticos. Compreende-se, também, que as funções humanas não são inatas e necessitam de repertório e mediação para serem desenvolvidas, de acordo com a teoria do Construtivismo Social de Vygotsky. Conclui-se, deste modo, que a nova percepção sobre a criança trouxe avanços sociais e educacionais, buscando não apenas seu crescimento escolar, mas o desenvolvimento integral. A metodologia utilizada na elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica em artigos e estudos da plataforma Google Acadêmico, além de livros e publicações de cientistas da área, como Tizuko Morchida Kishimoto e Sérgio Lorenzato. Assim, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa e é de natureza básica, sem aplicação prática. Em relação à técnica de pesquisa, utilizou-se a documentação (GIL, 2002).
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Keila Renata Pereira e Universidade Federal de Lavras
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