SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Keila Renata Pereira

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Palavras-chaves: educação, matemática, ludicidade, pedagogia da infância, aprendizagem integral.

Data da defesa: 11/12/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 29/01/2025

Data da publicação: 29/01/2025

Referência: Pereira, K. R. PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2025. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de valorizar a cultura e a forma de expressão infantil, o brincar, no processo escolar da Educação Infantil e na aquisição de conceitos matemáticos, buscando novas estratégias para o ensino e a aprendizagem integral dos estudantes. Para isso, considera-se a valorização da infância, da cultura e da forma de expressão infantil, o brincar, no processo escolar de aquisição de conceitos matemáticos. Compreende-se, também, que as funções humanas não são inatas e necessitam de repertório e mediação para serem desenvolvidas, de acordo com a teoria do Construtivismo Social de Vygotsky. Conclui-se, deste modo, que a nova percepção sobre a criança trouxe avanços sociais e educacionais, buscando não apenas seu crescimento escolar, mas o desenvolvimento integral. A metodologia utilizada na elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica em artigos e estudos da plataforma Google Acadêmico, além de livros e publicações de cientistas da área, como Tizuko Morchida Kishimoto e Sérgio Lorenzato. Assim, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa e é de natureza básica, sem aplicação prática. Em relação à técnica de pesquisa, utilizou-se a documentação (GIL, 2002).

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242202010677

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Keila Renata Pereira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo