Título: GÊNERO E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR DE PROFESSORAS
Título alternativo: GENDER AND SEXUALITIES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION A TEACHERS VIEW
Autoria de: Lauane Graciele Silva Santiago
Orientação de: Katia Batista Martins
Presidente da banca: Katia Batista Martins
Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga
Segundo membro da banca: Letícia Silva Ferreira
Palavras-chaves: educação para a diversidade, relações de poder, formação docente, gênero, sexualidade
Data da defesa: 31/01/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 12/02/2025
Data da publicação: 12/02/2025
Referência: Santiago, L. G. S. GÊNERO E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR DE PROFESSORAS. 2025. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Nesta pesquisa buscou-se investigar as relações de gênero e sexualidades na Educação Infantil com foco nas percepções de professoras atuantes nessa etapa. O objetivo do estudo é compreender a maneira que profissionais mediam e articulam, ou não, as relações de gênero e sexualidades expressadas no cotidiano da Educação Infantil (EI), como também identificar os desafios para mediar e dialogar intencionalmente a temática. Diante disso, o conceito de gênero é compreendido como construção histórica, permeada por relações de poder, tal como demonstram os estudos de Joan Scott (1995) e Guacira Louro (2003). A sexualidade também perpassam por essas relações, sendo aprendida por meio de diferentes discursos sobre ela. Estudiosas como Cláudia Ribeiro (2015) e Tathiany Moura (2021) revelam a necessidade das temáticas de gênero e sexualidades estarem presentes na Educação Infantil, de modo que as crianças, sujeitos históricos e de direitos, possam se expressar em um ambiente que acolha e respeite as diferenças. Além diss
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lauane Graciele Silva Santiago e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo